19.2 C
Oeiras Municipality
Sex 7 Outubro 2022
Inicio Sociedade Estação meteorológica instalada em Oeiras para monitorizar clima na Área Metropolitana de...

Estação meteorológica instalada em Oeiras para monitorizar clima na Área Metropolitana de Lisboa

Começaram a ser instaladas, em Oeiras e Cascais, as primeiras estações meteorológicas no território da Área Metropolitana de Lisboa (AML), desenvolvidas no âmbito do projeto CLIMA.AML – Rede de  Monitorização e Alerta Meteorológico Metropolitano, que tem como objetivo a criação de uma solução integrada para a monitorização meteorológica em contexto urbano.

No decorrer das próximas duas semanas serão instaladas as 16 estações restantes, uma em cada um dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), que medirão, em tempo real, temperatura, precipitação, humidade, pressão atmosférica, vento, direção do vento, radiação solar e radiação ultravioleta.

Através do projeto, promovido pela Área Metropolitana de Lisboa (AML), e pelos seus municípios, serão analisados todos os dados e informações essenciais de suporte à monitorização e avaliação dos dados meteorológicos.

A rede, composta por 18 estações, nove microssensores de medição urbana, e uma plataforma online, funcionará em complementaridade com a rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A recolha e disponibilização de dados meteorológicos à escala metropolitana, permitirá monitorizar a evolução dos impactes e eventos resultantes das alterações climáticas nas comunidades locais.

O projeto CLIMA.AML – Rede de Monitorização e de Alerta Meteorológico Metropolitano, que dá continuidade ao Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da Área Metropolitana de Lisboa, está inserido no programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, operado pela Secretaria-Geral do Ambiente e da Ação Climática, e é financiado pelos EEA Grants 2014-2021.

O projeto, que está a ser implementado na Área Metropolitana de Lisboa (AML) desde março deste ano, decorrerá até ao final do primeiro semestre de 2023.

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Nova Acrópole Oeiras-Cascais e o Clube Aventura Teseu promovem mais um Curso de Filosofia Prática

A Nova Acrópole Oeiras-Cascais e o Clube Aventura Teseu, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, realizarão o Curso de Filosofia Prática ''A...

Maratona Internacional Lisboa passa por Oeiras

No próximo domingo, dia 9 de outubro, vai realizar-se a Maratona Internacional Lisboa 2022, pelo que a Avenida Marginal será encerrada ao trânsito automóvel,...

NINJA OCR POLICE na Praia de Santo Amaro de Oeiras

Após o sucesso da 1ª edição OCR NINJA em Portugal, a prova regressa a Oeiras, à praia de Santo Amaro, no fim de semana...

FIC.A – Festival internacional de Ciência 2022 está a chegar com nova edição, novo programa, novos rostos

Nova edição, novo programa, novos rostos… Uma viagem aos mundos da ciência e tecnologia que não pode perder. O FIC.A – Festival internacional de Ciência...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz