9.9 C
Oeiras Municipality
Ter 7 Fevereiro 2023
Inicio Sociedade Estação meteorológica instalada em Oeiras para monitorizar clima na Área Metropolitana de...

Estação meteorológica instalada em Oeiras para monitorizar clima na Área Metropolitana de Lisboa

Começaram a ser instaladas, em Oeiras e Cascais, as primeiras estações meteorológicas no território da Área Metropolitana de Lisboa (AML), desenvolvidas no âmbito do projeto CLIMA.AML – Rede de  Monitorização e Alerta Meteorológico Metropolitano, que tem como objetivo a criação de uma solução integrada para a monitorização meteorológica em contexto urbano.

No decorrer das próximas duas semanas serão instaladas as 16 estações restantes, uma em cada um dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), que medirão, em tempo real, temperatura, precipitação, humidade, pressão atmosférica, vento, direção do vento, radiação solar e radiação ultravioleta.

Através do projeto, promovido pela Área Metropolitana de Lisboa (AML), e pelos seus municípios, serão analisados todos os dados e informações essenciais de suporte à monitorização e avaliação dos dados meteorológicos.

A rede, composta por 18 estações, nove microssensores de medição urbana, e uma plataforma online, funcionará em complementaridade com a rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A recolha e disponibilização de dados meteorológicos à escala metropolitana, permitirá monitorizar a evolução dos impactes e eventos resultantes das alterações climáticas nas comunidades locais.

O projeto CLIMA.AML – Rede de Monitorização e de Alerta Meteorológico Metropolitano, que dá continuidade ao Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da Área Metropolitana de Lisboa, está inserido no programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, operado pela Secretaria-Geral do Ambiente e da Ação Climática, e é financiado pelos EEA Grants 2014-2021.

O projeto, que está a ser implementado na Área Metropolitana de Lisboa (AML) desde março deste ano, decorrerá até ao final do primeiro semestre de 2023.

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

700 alunos participaram do Corta-mato de Oeiras

Foi num ambiente de festa que, uma vez mais,  se celebrou o Desporto em contexto escolar, num dia dedicado à modalidade de atletismo. O Corta-mato...

Abertas inscrições para quem pretenda ser família de acolhimento nas Jornadas Mundiais da Juventude

Já se encontram abertas as inscrições para as famílias que pretendam receber os jovens peregrinos que venham participar na JMJ Lisboa 2023. Os jovens que...

NucleOeiras participou no Campeonato Nacional de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) em Braga

No passado fim de semana, 4 e 5 de fevereiro de 2023, realizou-se em Braga os Nacionais de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) da Federação...

A Oeiras Viva E.M. assinala Dia dos Namorados com Concurso de Fotografia

A Oeiras Viva E.M. irá assinalar o dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, com o Concurso de Fotografia. O Concurso teve início no dia...

Comentários Recentes