16.5 C
Oeiras Municipality
Sáb 20 Abril 2024
Inicio Entretenimento Cultura Exposição UBUNTU no Palácios dos Aciprestes

Exposição UBUNTU no Palácios dos Aciprestes

‘UBUNTU’ é o nome da exposição que a artista Eduarda Andrino inaugura, a 4 de abril, pelas 18h, no Palácios dos Aciprestes, em Linda-a-Velha.

A artista apresenta nesta exposição o seu amor maior, a sua terra “Africa”, partilhando com o público o seu olhar, através da cor e das formas criadas sem rigor, mas com uma harmonia particular, levando à exaustão os contrastes ousados entre as cores e a sua projeção na essência de si.

‘UBUNTU’ é uma expressão africana que significa a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro. É uma ideia semelhante à do “amor ao próximo”, que expressa exatamente o propósito de vida da artista, e que nesta exposição é transmitida nas suas obras sendo exatamente o propósito de vida da artista.

Eduarda Andrino nasceu em Moçambique e chegou a Portugal com apenas três anos na companhia dos seu pais e irmãs.

Refugiada de uma guerra, trouxe no seu subconsciente o fascínio pela liberdade, pela imensidão da savana, pelo calor humano, pelas cores quentes de África que conheceu e a busca incessante de um “Eu” porque cedo foi obrigada a passar fronteiras e a começar de novo numa terra estranha.

Filha de pai músico, avó cantora lírica, uma irmã atriz e outra pianista, não seria de estranhar que, para além do sangue de artista que lhe corre nas veias, o meio em que foi criada tenha sido propício ao desenvolvimento das suas capacidades artísticas muito particulares que são reveladas em cada obra.

A sua primeira exposição aconteceu em 2005 e é já reconhecida numa panóplia de atividades artísticas que se estendem desde a Moda, à Fotografia, Escrita e à Pintura sobre tela com as mais diversas técnicas.

A exposição estará aberta gratuitamente ao público até ao dia 21 de abril, das 10h às 17h, nos dias úteis, sendo necessária a marcação prévia para garantir a visita. Para mais informações e agendamentos, poderá contactar através do número 214 158 160.

- PUB -

Os mais lidos

CMCS participa do Campeonato Europeu de Canoagem de Mar 2024

Decorreu, no passado sábado 13 de abril, em Angra do Heroísmo – Terceira, Açores, o Campeonato da Europa de Canoagem de Mar 2024. Sob...

Palácio dos Aciprestes vai ser palco do concerto Septeto Martinu

O Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, recebe o grupo Septeto Martinu no próximo dia 22 de abril, pelas 18h, para uma jornada musical e...

Concerto Didático para Pais & Filhos ‘História de Música e Música com Histórias’

O Concerto Didático para Pais & Filhos ‘História de Música e Música com Histórias’ realiza-se no próximo dia 21 de abril, pelas 11h, no...

Fundação Gulbenkian, Lisboa e Oeiras abrem candidaturas para residências artísticas

Estão abertas as candidaturas para três residências multidisciplinares da iniciativa Bauhaus of the Seas Sails, de que a Fundação Calouste Gulbenkian, através do Centro...

Comentários Recentes