‘Mozart e Salieri’ é o nome do próximo recital, a decorrer no âmbito dos Clássicos em Oeiras, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, no sábado, dia 8 de março, pelas 18h.
Com obras de Salieri – Sinfonia Venziana, C. P. E. Bach – Concerto para violoncelo Lá Menor e W. A. Mozart – Sinfonia nº35 K 386 em Ré Menor, Bernardo Nabais no violoncelo, Maestro Nikolay Lalov e a participação da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO).
No ano em que se comemoram os 200 anos da morte de Salieri, a OCCO apresenta a sua Sinfonia Veneziana em conjunto com a famosa Sinfonia “Haffner” do génio Mozart.
Ao contrário das lendas que falam da inveja que o compositor italiano nutria pelo seu colega mais jovem, na verdade, Salieri reconhecia e apreciava o talento de Mozart. As duas obras evidenciam as distintas abordagens que cada um tinha em relação à sinfonia, a forma musical mais importante da época. Mozart, em particular, tinha uma grande admiração por J.S. Bach e pelos seus filhos, o que justifica plenamente a inclusão do Concerto para Violoncelo de Carl Philipp.