13.4 C
Oeiras Municipality
Qui 25 Abril 2024
Inicio Ciência Clube de Ciência Viva de Oeiras partilha projeto “Árvore de Carbono” no...

Clube de Ciência Viva de Oeiras partilha projeto “Árvore de Carbono” no NOS Alive

O Clube de Ciência Viva da Escola Sebastião e Silva, em Oeiras, foi recebido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência, no seu stand do NOS Alive, para a divulgação do projeto “Árvore de Carbono”. A iniciativa decorreu no âmbito do programa Ciência + Cidadã, uma parceria entre o Município de Oeiras, o IGC e o ITQB NOVA.


Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) recebeu, no seu stand do NOS Alive, os estudantes Miguel Silva e Mário Vilas, em representação do Clube de Ciência Viva da Escola Sebastião e Silva, em Oeiras, para divulgar o Projeto “Árvore de Carbono”.

O projeto “Árvore de Carbono” materializa-se através da construção de estações de monitorização da qualidade do ar, de baixo custo e que são utilizadas para a investigação de questões ambientais e de saúde pública.

Segundo Maria João Leão, atual Coordenadora do Programa Ciência + Cidadã, “esta foi uma excelente oportunidade para os alunos que desenvolveram o Projeto “Árvore de Carbono” poderem trocar experiências com os muitos cientistas do IGC, de diferentes áreas e nacionalidades, e com o público multigeracional que visitou o stand do IGC no NOS Alive”.


As estações são equipadas com vários sensores vocacionados para diferentes poluentes atmosféricos (monóxido de carbono, dióxido de nitrogénio, entre outros) e também para dióxido de carbono, um gás de estufa.

O principal objetivo do projeto é capacitar os jovens e os cidadãos a pensar criticamente sobre um problema muito presente no nosso quotidiano – a poluição atmosférica.

A recolha e análise de dados decorrente deste projeto permite a identificação de problemas nas suas comunidades relacionados com a qualidade do ar e a formulação de soluções ao nível comportamental, da sociedade e de políticas públicas.

O Projeto foi desenvolvido por Raquel Gomes no âmbito do Programa Ciência + Cidadã com a colaboração da Professora Cristina Pinho da Escola Secundária Sebastião e Silva e da empresa INOVLABS. Esta iniciativa insere-se no programa Ciência + Cidadã, uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras, o IGC e o Instituto de Tecnologia Química e Biologia – António Xavier, da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA) para envolver a comunidade de Oeiras na construção da ciência em torno de um futuro saudável e sustentável.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

‘Dança’ vai tomar conta dos palcos dos auditórios municipais em Oeiras

A 'Dança' vai tomar conta os palcos dos auditórios municipais em Oeiras nos próximos dias 27, 28 e 29 de abril e 18 de...

Poemas sobre a Liberdade na Livraria-Galeria Municipal Verney

Venha celebrar a liberdade numa tarde poética. No dia 27 de abril, a Livraria Municipal Verney abre as suas portas para o evento 'Poemas...

Concerto Sinfónico pela Orquestra Sinfónica Juvenil

No dia 26 de abril, o Município de Oeiras leva ao Jardim Municipal de Oeiras, o Concerto Sinfónico, pela Orquestra Sinfónica Juvenil, pelas 21h30. Neste...

Programa Municipal de coadjuvação realiza atividade ‘Orientação na escola – A rota da reciclagem’

O Programa Municipal de coadjuvação dos Professores Titulares do 1º Ciclo da Escola Básica tem vindo a garantir, ao longo dos 6 anos da...

Comentários Recentes