16.5 C
Oeiras Municipality
Sáb 20 Abril 2024
Inicio Saúde Consciencialização do Autismo. Alegro Alfragide passa a ter todos os domingos a...

Consciencialização do Autismo. Alegro Alfragide passa a ter todos os domingos a “Hora Silenciosa”

Depois do Alegro Setúbal se tornar, em janeiro, o primeiro centro comercial em Portugal a lançar a “Hora Silenciosa“, que tem como objetivo reduzir alguns dos estímulos sensoriais presentes, os centros Alegro, geridos pela Nhood Portugal, ouviram a comunidade e anunciam a extensão da iniciativa a todos os centros, localizados em Alfragide, Castelo Branco, Montijo e Sintra, para proporcionar um acolhimento mais inclusivo e transversal a todas as pessoas com PEA.

 

Hora Silenciosa: Cinco centros, todos os Domingos

 

A partir de amanhã, 2 de abril, como forma de assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo e sensibilizar a sociedade, todos os centros comerciais Alegro, vão passar a ter, todos os domingos a “Hora Silenciosa”, entre as 10h e as 11h, permitindo um planeamento e acesso mais tranquilo a todas as pessoas com PEA e as suas famílias.

 

“A extensão desta iniciativa resulta da escuta constante que fazemos ao território no decorrer da nossa política de proximidade às comunidades onde os nossos ativos se inserem. Acreditamos que ao eliminar barreiras, estamos a trabalhar conjuntamente para criar ambientes mais inclusivos e, paralelamente, com este gesto pioneiro no retalho comercial, a incentivar outras áreas da sociedade a mobilizarem-se por um futuro mais inclusivo, onde todos têm a oportunidade de participar plenamente na vida quotidiana, independentemente das suas características individuais” refere Margarida Madeira, People and Culture Director da Nhood Portugal.

 

Esta iniciativa conta com conjunto de medidas inclusivas co-criadas em parceria com a APPDA (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo) das áreas onde os centros estão localizados, membros da FPDA – Federação Portuguesa de Autismo, pensadas para reduzir os estímulos sensoriais das pessoas com PEA, tais como:

 

  • Desligar música e ecrãs
  • Iluminação do centro mais amena
  • Paragem da circulação dos carrinhos de limpeza
  • Equipa de segurança a trabalhar com auriculares
  • Telemóveis dos colaboradores em modo silencioso
  • Redução da intensidade da luz nas montras das lojas

“A Hora Silenciosa é uma mais-valia importante para as pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), possibilitando a igualdade de acesso a espaços, normalmente hiperestimulantes e pouco acolhedores para as pessoas com PEA. Numa sociedade onde existem ainda muitos obstáculos por limar, estamos muito satisfeitos por fazer parte do arranque pioneiro desta iniciativa num centro comercial e acreditamos que estamos a construir um caminho de incentivo para que mais espaços olhem para esta necessidade e acolham estas medidas” refere Carmen Cristino, Vice-Presidente da APPDA-Setúbal.

 

Disponibilização diária e gratuita de Abafadores de Ruido

 

Para além da” Hora Silenciosa”, que decorre todos os domingos os centros Alegro vão ainda disponibilizar de forma gratuita e permanente Abafadores de Ruido para adultos e crianças, que podem ser requisitados todos os dias da semana junto dos Balcões de Apoio ao Cliente de cada centro, para permitir uma visita mais calma e ininterrupto a pessoas com PEA, neuro divergências e que tenham especial sensibilidade ao ruído.

 

O alargamento da “Hora Silenciosa” a todos os centros Alegro reforça o compromisso de ESG da Nhood Portugal, gestora dos ativos Alegro, em dar resposta às necessidades dos seus visitantes, criando uma atmosfera mais positiva nos vários eixos da vida e junta-se a outras práticas sustentáveis e socialmente responsáveis já implementadas como o Color ADD, um sistema de identificação de cores para daltónicos no parqueamento do Alegro Setúbal ou o projeto COMERCI-ALL – Atender a Todos, uma ferramenta de formação gratuita disponibilizada aos lojistas de todos os centros Alegro para capacitar os estabelecimentos comerciais a melhor atender pessoas com deficiência ou necessidades.

- PUB -

Os mais lidos

CMCS participa do Campeonato Europeu de Canoagem de Mar 2024

Decorreu, no passado sábado 13 de abril, em Angra do Heroísmo – Terceira, Açores, o Campeonato da Europa de Canoagem de Mar 2024. Sob...

Palácio dos Aciprestes vai ser palco do concerto Septeto Martinu

O Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, recebe o grupo Septeto Martinu no próximo dia 22 de abril, pelas 18h, para uma jornada musical e...

Concerto Didático para Pais & Filhos ‘História de Música e Música com Histórias’

O Concerto Didático para Pais & Filhos ‘História de Música e Música com Histórias’ realiza-se no próximo dia 21 de abril, pelas 11h, no...

Fundação Gulbenkian, Lisboa e Oeiras abrem candidaturas para residências artísticas

Estão abertas as candidaturas para três residências multidisciplinares da iniciativa Bauhaus of the Seas Sails, de que a Fundação Calouste Gulbenkian, através do Centro...

Comentários Recentes