16.4 C
Oeiras Municipality
Sex 22 Novembro 2024
Inicio Entretenimento Cultura Parlamento vota hoje dois projetos de lei que pedem que terça-feira de...

Parlamento vota hoje dois projetos de lei que pedem que terça-feira de Carnaval volte a ser feriado

Serão hoje sujeitos a votação no Parlamento, dois projetos de lei que pretendem que a terça-feira de Carnaval volte a ser feriado obrigatório no país.

Os projetos apresentados pelo partido Pessoas Animais Natureza (PAN) e pelo partido Ecologista Os Verdes (PEV) querem repor o feriado, que passou a ser opcional desde 2016, durante o Governo social-democrata liderado por Passos Coelho.

A proposta do PAN afirma que “o Carnaval é, em Portugal, uma época festiva de grande importância”. “A festa e os desfiles do Carnaval mexem com vários setores e dinamizam as economias locais. É preciso construir os carros alegóricos, fazer fatos e acessórios e criar músicas, algo que leva a meses de trabalho das comunidades”, defende.

Segundo a proposta do PAN, “a não concessão de tolerância de ponto pelo XIX Governo Constitucional, de PSD/CDS-PP, foi uma medida bastante contestada especialmente pelos municípios com maior tradição carnavalesca, que argumentaram que a decisão iria penalizar as receitas com os festejos daquela altura do ano”.

A proposta PEV, refere que “desde a XII Legislatura, Os Verdes têm vindo a apresentar iniciativas legislativas com vista a consagrar a terça-feira de Carnaval como feriado nacional obrigatório, mas que nunca mereceram o voto favorável do PS, PSD e CDS/PP”.

“Os Verdes voltam assim a insistir nesta proposta, não só porque há muito que entre os portugueses existe uma grande tradição carnavalesca; motivo pelo qual, o Carnaval ou Entrudo representa, no calendário cerimonial português, um dos mais importantes ciclos festivos do nosso país; como também porque, quando a terça-feira de Carnaval é considerada como feriado, tanto os cidadãos, como os municípios e os sectores do comércio e turismo têm de ficar à espera da decisão do Governo, que às vezes ocorre apenas a uma ou duas semanas antes do entrudo”, pode ler-se no texto do projeto de lei.

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Visite o Oeiras Vegan Market no Jardim Municipal de Oeiras

Venha visitar o Oeiras Vegan Market no próximo dia 24 de novembro, das 11h às 18h, no Jardim Municipal de Oeiras. Com várias bancas de...

Clássicos em Oeiras traz ‘Grandes Obras de Música de Câmara’

‘Grandes Obras de Música de Câmara’ é o próximo recital a decorrer no âmbito dos ‘Clássicos em Oeiras’ no próximo sábado, dia 23 de...

Café Memória ‘Como tornar as comunidades mais amigas das pessoas com demência’

O Município de Oeiras convida familiares e amigos de pessoas com problemas de memória ou demência a participarem na sua próxima sessão do ‘Café...

‘Homenagem a José de Castro: Os dias de José’ no Auditório Municipal José de Castro

O evento 'Homenagem a José de Castro: Os dias de José' terá lugar no dia 23 de novembro, às 17h30, no Auditório Municipal José...

Comentários Recentes