Depois de 8 meses em exposição, a ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’ terminou com programação especial. Durante a tarde foram apresentados resultados preliminares de um estudo sobre o prazer sexual em que o Musex tem vindo a trabalhar, além de vários números sobre o impacto da exposição.
A exposição, que recebeu mais de 29 mil pessoas, promoveu também 128 visitas orientadas aos fins de semana, 65 visitas escolares – envolvendo cerca de 1500 alunos -, 18 visitas especiais de grupos, 19 visitas pop-up e 15 visitas com as curadoras da exposição. O Palácio Anjos recebeu visitantes de todas as idades: destaque para as pessoas com idades entre os 26 e 45, que representam a maior parte dos visitantes, mas também para as cerca de 2000 pessoas com mais de 65 anos que se deslocaram ao Palácio Anjos para ver a mostra.
Numa exposição assumidamente sobre o prazer sexual feminino, a grande maioria do seu público foi composto por mulheres (70%); os restantes 30% identificavam-se com o género masculino. A exposição atraiu pessoas de toda a parte, sendo que 22% veio de Oeiras. As restantes dividem-se por outros países (10%), outros concelhos (37%) e 31% de um dos concelhos vizinhos: Lisboa.
Muitas destas pessoas participaram nas atividades paralelas à exposição, que envolveram, no total, mais de 5400 pessoas. Foram 22 conversas sobre violência sexual, orgasmo feminino, mutilação genital feminina, arte e sexualidade ou educação sexual para crianças e jovens em contexto cultural, e ainda 15 oficinas e 15 performances. Destaque para o último Dia dos Namorados, em que se promoveu a sessão ‘A Violência no Namoro Vista por Jovens’ e onde foi apresentado o estudo nacional ‘Violência no Namoro’, realizado pela UMAR – União Mulheres Alternativa e Resposta, com a presença de Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para Cidadania e a Igualdade de Género e Isabel Almeida Rodrigues, Secretária de Estado da Igualdade e Migrações.
No último dia de ‘Amor Veneris’, Marta Crawford, criadora do conceito e co-curadora da exposição, orientou, pela última vez, uma visita, na qual participaram também vários artistas que falaram das suas obras. Esta visita guiada excedeu em muito o número habitual de visitantes, que não quiseram perder a última oportunidade de visitar a exposição no Palácio Anjos, em Algés. O evento terminou com o djset ‘Uma Africana’, projeto de Sandra Baldé.