Após uma semana em que o calor já começou a mostrar o ”ar da sua graça”, há uma boa notícia para si, ao que tudo indica, o calor veio mesmo para ficar e, para esta sexta-feira, 22 de maio, as temperaturas rondam já os 30 graus, ultrapassando mesmo este valor em algumas regiões de Portugal continental.
Para Lisboa, a previsão aponta para temperaturas a rondar os 27 graus, 32 graus para Faro e o Porto pode esperar máximas de 22 graus. Já para o fim-de-semana, as previsões apontam para o distrito de Lisboa temperaturas entre os 28 e os 29 graus no fim de semana, 30 graus na segunda-feira, e o termómetro chega a atingir os 33 graus na capital na quarta-feira e quinta-feira, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avança a MAAG.
No Porto, o fim de semana aponta para temperaturas sempre a rondar os 23 graus, com terça-feira e quarta-feira a serem os dias mais quentes da semana, com 28 graus. Faro deve registar valores sempre acima dos 30 graus a semana inteira. Este sábado atingirá temperaturas a chegar aos 35 graus.
Com a previsão de uma subida significativa das twmperaturas em todo o território nacional, a Direção Geral de Saúde (DGS) deixa uma recomendação à população, para que adote várias medidas para se proteger do calor, principalmente as crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.
Nesse sentido, a DGS recomenda:
– aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural, sem açúcar
– evitar o consumo de bebidas alcoólicas
– procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados
– evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas
– utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de duas em duas horas e após os banhos na praia ou piscina
– usar “roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo”, chapéu de abas largas e óculos de sol
– evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente, desportivas e de lazer ao ar livre
– evitar a exposição das crianças ao Sol
– viajar de carro nas horas de menor calor
Simultaneamente, o IPMA prevê para todos os distritos de Portugal continental e para os próximos dias, um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), com exceção da Guarda que está com níveis extremos.