O grupo Parlamentar do PS recomendou ao Governo a definição de um plano a curto prazo que permita “eliminar os constrangimentos ainda existentes” no processamento de novas pensões. A Provedora de Justiça já considerou “vexatórios” os atrasos no processamento e pagamento de pensões que lideraram as reclamações que chegam àquele órgão do Estado.
“O Grupo Parlamentar do PS (GPPS) pretende a definição de um plano a curto prazo que permita eliminar os constrangimentos ainda existentes no processamento de pensões, bem como o processamento de forma mais célere dos sistemas de informação e interconexão de dados”, avança o GPPS em comunicado citado pelo Jornal ECONÓMICO.
Os socialistas recomendam ao Governo a implementação de soluções aplicacionais que reduzam as necessidades de intervenções manuais e permitam uma comunicação ao cidadão “mais eficaz e mais célere”, a simplificação dos processos e a melhoria da informação junto dos beneficiários, assim como a definição de um mecanismo de acompanhamento permanente das medidas em curso.
Os parlamentares do PS explicam que pretendem contribuir para salvaguardar o regular funcionamento da Segurança Social e, consequentemente, o regular processamento de pensões.