A Bauhaus of the Seas Sails ou Bauhaus do Mar é um dos 6 primeiros “Lighthouse Demonstrators” da iniciativa Nova Bauhaus Europeia, promovida desde 2020 pela Comissão Europeia para promover a implementação do Pacto Verde (Green Deal). Envolve um consórcio de 18 parceiros (municípios, universidades e instituições culturais) em 7 cidades europeias – Lisboa, Oeiras, Veneza, Génova, Hamburgo, Malmö e Roterdão – com vista a realizar projetos piloto em entre 2023-25. Liderada pelo Instituto Superior Técnico, a Bauhaus do Mar tem como parceiros nacionais a Fundação Calouste Gulbenkian e as Câmaras Municipais de Oeiras e Lisboa. Pretende criar uma série de projetos-piloto que ensaiam novos modelos de fazer design a partir de uma perspetiva mais-que-humana — descentrando o humano para promover uma relação ecológica com vários ecossistemas aquáticos: rio, mar, lagoa, delta ou outros cursos de água. Os projetos são interdisciplinares, cruzando as áreas da arquitetura, design, arte, tecnologia e ciência, na tentativa de reimaginar a forma como as cidades costeiras se relacionam com o território líquido. Em suma, o mar como um espaço de criação, de inovação e empreendedorismo.
Entre 26 e 29 de setembro, a Bauhaus do Mar vai promover em Oeiras o seu primeiro encontro. Os parceiros do projeto, agentes nacionais e convidados das 7 cidades envolvidas irão apresentar e debater abordagens para as cidades costeiras e ecossistemas aquáticos. O programa inclui demonstrações, exposições, instalações e performances que pretendem promover a consciência ecológica, a defesa da biodiversidade e o caminho a seguir para adaptar as cidades a um futuro sustentável, inclusivo e belo.
O programa público deste evento convida a comunidade local a participar num conjunto de caminhadas – “A Walk to the Sea” – com o objetivo de descobrir Oeiras na sua ligação ao mar. Com encontro marcado no Jardim do Palácio Marquês de Pombal às 16h30, estas caminhadas guiadas por peritos diversos são uma oportunidade única para descobrir e pensar, em conjunto, o território, a sua história e a relação com os seus ecossistemas aquáticos.
No final do dia o convite é direcionado para assistir ao documentário ambiental MAR URBANO LISBOA no Auditório Municipal Eunice Muñoz, o qual pretende alertar para a importância dos recursos de um ecossistema único que é o Estuário do Rio Tejo, e que desenvolve um amplo debate sobre a qualidade das águas, sobre a sua biodiversidade marinha, sobre o futuro da cidade e da área metropolitana que a rodeia. O Tejo é o Mar de Lisboa: o rio, a cidade, as pessoas, os peixes, os recursos, o ecossistema e a biodiversidade marinha. Este é um filme em defesa do Rio Tejo, que testemunha a resiliência dos ecossistemas marinhos, da evolução da qualidade das águas, da conservação das diferentes espécies de vida marinha típicas do Estuário, influenciadas igualmente pelas alterações climáticas.
Mais informações em: https://bauhaus-seas.eu/ | https://www.oeiras.pt/