No âmbito do Programa Municipal ‘Emunicipa-te’, a Câmara Municipal de Oeiras e a Gap Year Portugal vão levar jovens munícipes a viajar.
Este é um programa que se destina aos jovens que pretendam fazer uma pausa no seu percurso tradicional académico ou laboral. Durante esse intervalo de tempo, aproximadamente um ano, poderão fazer voluntariado, estágios, aprender novas competências, experiências em várias áreas e interesses profissionais e académicos, potenciando o seu desenvolvimento pessoal.
Os jovens, dos 18 aos 30 anos, residentes ou estudantes (pelo menos em um dos dois últimos anos letivos) no concelho de Oeiras são elegíveis para a atribuição destas bolsas de Gap Year. As candidaturas devem ser realizadas individualmente ou em pares, com a entrega de um vídeo onde expõem a sua motivação para realizarem um gap year. Posteriormente, os candidatos terão acompanhamento de mentores no planeamento do seu Gap Year, através de atividades de capacitação.
Os candidatos que apresentem os melhores vídeos, o melhor projeto e o melhor plano serão premiados com uma bolsa de 5.000€ (para uma candidatura individual) ou 6.500€ (no caso de uma candidatura conjunta) para realizarem o seu Gap Year.
No ano passado, o município de Oeiras atribuiu três bolsas, duas individuais, entregues a Tavares e a Patrícia Pereira, e outra conjunta à Laura Couto e ao Júlio Droguetti. Alguns destes oeirenses já se encontram em viagem e curiosamente os três projetos estão neste momento no continente asiático.
A Laura e o Júlio propõem-se a desacelerar e ir em busca de tempo, criatividade e autenticidade. Após um período de burnout e perda de motivação, esta viagem representa a oportunidade de reencontrar a essência artística e pessoal, explorar novas formas de criação sem pressões e redescobrir o prazer da arte e do presente.
A Patrícia partiu para o Japão com a missão de mergulhar numa nova cultura, expandir os seus horizontes e fortalecer a sua autoconfiança, desafiando-se a cada passo desta jornada de crescimento. Ao mesmo tempo que contribui ativamente para as comunidades por onde vai passar, seja partilhando experiências ou através de voluntariado.
Tavares, por outro lado, partirá rumo à América Latina para aprofundar o seu conhecimento em temas como o ativismo LGBTI+ e a educação não formal, trazendo novas perspetivas para Portugal, enquanto aprimora o espanhol, explora as artes circenses e aprende a viver de forma mais pausada e conectada com a natureza.
O Município de Oeiras têm novamente três bolsas de gap year para oferecer, e as candidaturas podem ser feitas até dia 18 de maio de 2025 onde consta o regulamento do projeto e o formulário de candidatura.