15.4 C
Oeiras Municipality
Ter 3 Dezembro 2024
Inicio Emprego Santa Casa da Misericórdia de Lisboa cria agência específica de emprego para...

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa cria agência específica de emprego para pessoas com deficiência

Todas as pessoas com qualquer tipo de deficiência têm agora ao seu dispor uma plataforma onde vão poder procurar emprego. Chama-se Valor T, e é uma nova agência que junta empresas e setor social, e ajuda na procura de um trabalho estável e digno.

Este é um projeto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), desenvolvido em pareceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).

A Valor T funcionará como um centro de emprego exclusivo na procura de ofertas de trabalho para pessoas com deficiência, avaliando as competências e as características de cada candidato para encontrar o trabalho que melhor se lhe adapte.

De acordo com o provedor da SCML, Edmundo Martinho, os interessado em tentar encontrar emprego através da Valor T deve aceder à plataforma (www.valort.scml.pt), preencher os campos que permitem definir o seu perfil, entre competências escolares, profissionais, formações, expectativas em relação ao tipo de trabalho, que limitações tem, e depois aguardar.

O projeto é de âmbito nacional e para todas as pessoas com deficiência, independentemente do tipo de deficiência ou limitação que tenham, não sendo necessária a apresentação do atestado médico de incapacidade multiúsos.

 

Edmundo Martinho sublinhou que se trata de um projeto assente em três pilares: as pessoas – “o mais importante” –, as entidades empregadoras, sejam empresas, municípios ou outras entidades, e as instituições que, no país, fazem trabalho de acompanhamento, através dos serviços dos centros de emprego ou os centros de recursos das instituições de solidariedade social que apoiam as pessoas com deficiência em todo o território nacional.

Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência – Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, admitiu que este pode ser um primeiro passo na procura de um emprego, e que uma grande novidade e vantagem está no facto de criar uma ferramenta de âmbito nacional que ajudará a chegar às grandes empresas e por “toda a gente a trabalhar em conjunto”, nomeadamente com os 61 centros de recursos, em vez de “estar a trabalhar cada um por si”.

A agência Valor T conta já com a participação de 56 entidades, tanto de âmbito nacional, como regional ou local, além das empresas El Corte Inglés, Grupo Jerónimo Martins, Santander Totta, Grupo Sonae, Auchan, Altice e Nova Base.

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Oeiras Viva. Viva as Férias – Edição NATAL está de volta

O Viva as Férias - Edição NATAL está de volta! De 16 de Dezembro até 20 de Dezembro, a Oeiras Viva E.M. oferece programas de...

”Esqueci-me?” é o tema do próximo seminário do Ciclo ‘Conversas Sobre Saúde’

O projeto ‘Conversas Sobre Saúde’ é um ciclo de seminários de Literacia em Saúde, com destaque para temas de saúde pertinentes a nível nacional...

Oeiras: Ricardo Araújo Pereira, António Brito Guterres e Carlos Nuno debatem censura

‘Preto, monhé, gordo/a, branquela – Há Novas Formas de Censura nos Dias de Hoje?’ Esta questão servirá como mote para o debate entre Ricardo Araújo...

Município de Oeiras volta a ser reconhecido com Galardão Bandeira Verde ECOXXI

O Município de Oeiras foi novamente distinguido pelo seu compromisso com a sustentabilidade, recebendo o Diploma Bandeira Verde ECOXXI 2024 numa cerimónia realizada a...

Comentários Recentes