Foram diversas as atividades promovidas durante o mês de maio no âmbito das celebrações do ‘Dia internacional da Biodiversidade’. As iniciativas dedicadas a esta temática desenvolvidas pelo Município de Oeiras foram dirigidas tanto ao público em geral como ao público escolar.
O ‘Dia Aberto do ITQB’ foi uma destas atividades onde, através do ‘Oeiras Experimenta’, os participantes tiveram a oportunidade de descobrir o que a ciência está a fazer pela saúde e sustentabilidade do planeta.
A Quinta de Cima do Marquês de Pombal foi o palco principal de outras das iniciativas programadas. O ‘Dia Mundial das Aves Migratórias’ foi celebrado com um percurso de observação de aves, onde foi explorada a temática da migração e a sua importância ecológica. E no ‘Dia Mundial da Abelha’, realizou-se uma oficina de construção de ninhos para abelhas silvestres, onde foi possível aprender os principais mecanismos comportamentais deste grupo e perceber a importância destes animais para o equilibro dos ecossistemas e como podemos, recorrendo a estruturas simples (ninhos), ajudar na sua conservação.
O ‘Dia Internacional da Biodiversidade’ foi assinalado com mais uma edição do BioBlitz, também com a Quinta de Cima do Marquês de Pombal como cenário. Esta iniciativa, financiada pela Fundação ‘Iceland Liechtenstein Norway grants’ no âmbito do ‘Programa de Ambiente ‘21_SGS#3_ Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade no Município de Oeiras’, teve como objetivo registar o maior número possível de espécies de fauna, flora e líquenes existentes naquele espaço. Com a ajuda dos vários cientistas e especialistas, foram registadas mais de 200 espécies diferentes.
Durante o mês de maio, foram também dinamizadas 46 atividades do Programa de Educação Ambiental relacionadas com a biodiversidade, tendo participado 1.128 alunos e professores dos diversos níveis de ensino. Uma destas atividades foi a transformação do Lago Escolar da Escola EB2,3 Conde de Oeiras num ecossistema mais equilibrado e sustentável, visando sensibilizar a comunidade escolar para a ameaça que as espécies invasoras representam para a biodiversidade local.