21.8 C
Oeiras Municipality
Sáb 20 Agosto 2022
Inicio Saúde 'A Hepatite Não Pode Esperar' - Oeiras assinala o Dia Mundial das...

‘A Hepatite Não Pode Esperar’ – Oeiras assinala o Dia Mundial das Hepatites Virais

Município de Oeiras associa-se ao Programa Nacional das Hepatites Virais, da Direção-Geral da Saúde (DGS), para assinalar o Dia Mundial das Hepatites Virais celebrado a 28 de julho.

Nas noites de 27 e 28 de julho, o Paços do Concelho irá iluminar-se de amarelo num ato simbólico que pretende sensibilizar e consciencializar a comunidade para a problemática desta doença, reforçando o compromisso e empenho político na resposta a esta doença.

Sob o tema ‘A Hepatite Não Pode Esperar’ esta campanha do Programa Nacional das Hepatites Virais, pretende reforçar a urgência de se promoverem os esforços necessários para divulgar informação e sensibilizar para esta doença que, em média, provoca a morte de uma pessoa a cada 30 segundos em todo mundo*.

Neste contexto, Oeiras assinou, em 2020, o protocolo que viabiliza o desenvolvimento do Projeto Fast Track Cities com vista à implementação de respostas municipais que visam a erradicação do vírus de imunodeficiência adquirida (VIH) do Concelho, bem como das Hepatites Virais e da Tuberculose.

Recorde-se que o Projeto FastTrackCities – Cidades na Via Rápida para acabar com o VIH/Sida foi lançado pela Declaração de Paris de 2014 e é constituído por uma rede de parceria entre cidades a nível mundial, e quatro entidades principais: Associação Internacional de Prestadores de Cuidados no âmbito da SIDA (IAPAC), Programa Conjunto das Nações Unidas para o VIH/SIDA (ONUSIDA), Programa especifico das Nações Unidas para a Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (UN-HABITAT) e a cidade de Paris, entre outros parceiros locais, nacionais e internacionais.

Direção-Geral da Saúde assinala o dia com um evento de apresentação do Relatório do Programa Nacional das Hepatites Virais, que poderá acompanhar em direto no canal de Youtube e página de Facebook da DGS.

*Fonte: Direção-Geral da Saúde

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Palácio Anjos recebe debate ”Violência Sexual sobre as Mulheres”

Violência Sexual sobre as Mulheres é o tema em debate no Palácio Anjos no âmbito da exposição ‘Amor Veneris - Viagem ao Prazer Sexual...

Este sábado a animação regressa às ruas de Oeiras com ‘AnimÀrua’

o 'AnimÀrua' é uma iniciativa criada este ano com o objetivo de dinamizar diversos locais de todo o concelho de Oeiras, através de animações...

Rádio Comercial Ucrânia (Україна) junta-se ao Festival Connect for Ukraine, em Oeiras

A Rádio Comercial e a Rádio Comercial Ucrânia juntam-se ao festival Connect for Ukraine, que vai realizar-se pela primeira vez entre os dias 24...

”Interpretar e Programar”. Oficina para crianças na Biblioteca Municipal de Algés

Nesta atividade, que irá decorrer no dia 23 de agosto, às 15h30, na Biblioteca Municipal de Algés, os participantes irão ouvir uma história atentamente,...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz