18 C
Oeiras Municipality
Sáb 20 Abril 2024
Inicio Ciência AED DAYS. Maior evento português de Aeronáutica, Espaço e Defesa volta a...

AED DAYS. Maior evento português de Aeronáutica, Espaço e Defesa volta a Oeiras

Oeiras vai receber, durante quatro dias, a 10.ª edição do AED Days, evento dedicado às indústrias de Aeronáutica, Espaço e Defesa organizado pela AED Cluster Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras.

O evento juntará, uma vez mais, toda a indústria portuguesa da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa, bem como representantes de grandes empresas internacionais e várias entidades institucionais (nacionais e europeias).

Nesta edição estão previstas mais atividades (físicas e digitais), mais oradores e a expectativa de ultrapassar os 800 participantes.

A grande novidade será a conferência dedicada ao desafio da descarbonização, no segundo dia de evento: “Sustainable Aviation Talks”. Esta será a plataforma de lançamento para a discussão sobre o esforço coletivo do cluster nacional da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa nas áreas do SAF (Sustainable Aviation Fuel), do Hidrogénio para Aviação e dos Green Airports.

Como explica Rui Santos, Diretor Geral da AED Cluster Portugal: Os AED Days são o evento nacional mais relevante para a indústria da Aeronáutica, Espaço e Defesa. É um ambiente único de proximidade com as entidades principais do setor, onde são criados momentos de debate relacionados com temáticas pertinentes da área – desafios, oportunidades, novas perspetivas, o papel de Portugal – e é também aqui que se exploram oportunidades de negócio, em setores que têm vindo a crescer de forma exponencial e cuja relevância para o dia-a-dia da sociedade é cada vez maior”.

Este ano, o evento conta com vários oradores e convidados especiais, como é o caso da Ministra da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Elvira Fortunato, do Ministro das Infraestruturas, João Galamba, do Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, do Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e ainda os três ramos das Forças Armadas: o Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, o Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, e do Coordenador do Estado-Maior do Exército, Major-General Paulo Neves de Abreu.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, que marcará presença na abertura do evento, a 30 de maio, acolher a realização do AED Days faz “todo o sentido”, uma vez que o core do Município são as empresas de base tecnológica e o desenvolvimento de uma estratégia municipal assente na Inovação, Ciência e Tecnologia.

O Cluster Português para a Aeronáutica, Espaço e Defesa, irá também reunir nesta edição vários atores de grande relevo neste universo. Contará com a presença de oradores e procurement de grandes empresas como a Airbus, Aernnova Aerospace, Embraer, Leonardo, Lockheed Martin, GALP, Thales, Navigator, entre outros.

Durante quatro dias, haverá diferentes atividades: 30 de maio, uma conferência para discutir a inovação nestes setores e o papel de Portugal no ecossistema mundial e o jantar de networking; 31 de maio, as “Sustainable Aviation Talks”, que pretende abordar o tema da descarbonização e perceber que oportunidades existem para a indústria portuguesa de contribuir para um mundo mais sustentável; 1 de junho, os workshops para abordar temas específicos dos setores e o regresso das visitas industriais, que consistem numa tour guiada pelas instalações das maiores OEMs portuguesas; 2 de junho, destaca-se o AED Carreers, uma feira de emprego do setor que tem acesso gratuito e reforça o objetivo de atrair talento para as indústrias da Aeronáutica, Espaço e Defesa.

Veja o programa completo em https://aeddays.com/2023/agenda-conference/.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

CMCS vence segunda etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar 2024. Manuel Duque vence esperanças

Decorreu, no passado sábado 13 de abril, em Angra do Heroísmo – Terceira, Açores, a Etapa II do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar...

Praia de Caxias recebe este domingo simulacro de Tsunami

Mais de 60 operacionais, apoiados por 25 viaturas, da Proteção Civil Municipal de Oeiras vão estar, a partir das 10:00 de domingo, na Praia...

CMCS participa do Campeonato Europeu de Canoagem de Mar 2024

Decorreu, no passado sábado 13 de abril, em Angra do Heroísmo – Terceira, Açores, o Campeonato da Europa de Canoagem de Mar 2024. Sob...

Palácio dos Aciprestes vai ser palco do concerto Septeto Martinu

O Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, recebe o grupo Septeto Martinu no próximo dia 22 de abril, pelas 18h, para uma jornada musical e...

Comentários Recentes