16 C
Oeiras Municipality
Qui 22 Fevereiro 2024
Inicio Saúde Agência Europeia do Medicamento e o Infarmed recomendam suspensão de medicamento Picato

Agência Europeia do Medicamento e o Infarmed recomendam suspensão de medicamento Picato

Agência Europeia do Medicamento e o Infarmed recomendam a suspensão da utilização do medicamento Picato (mebutato de ingenol). Trata-se de uma medida preventiva de proteção da saúde pública, enquanto decorre a revisão do risco de cancro de pele.

Segundo adianta a Autoridade Nacional do medicamento (Infarmed) em comunicado, citado pelo Jornal i, o Picato é indicado no tratamento cutâneo de queratose actínica não-hiperqueratósica e não-hipertrófica em adultos.

“O Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da EMA está atualmente a rever os dados sobre cancro de pele em doentes que usam Picato, tendo verificado uma maior ocorrência de cancro de pele em doentes em tratamento com este medicamento comparativamente a outro medicamento para queratose actínica”, adianta o comunicado.

Nesse sentido, enquanto é realzada a revisão de segurança deste medicamento, o PRAC recomendou a suspensão da autorização de introdução no mercado (AIM) como medida de precaução, tendo em conta que existem tratamentos alternativos, explica a autoridade.

A Agência Europeia do Medicamento e o Infarmed recomendam que os profissionais de saúde parem “de prescrever Picato” e optem por “diferentes opções de tratamento”, bem como a aconselhar os doentes “a estarem atentos ao desenvolvimento de lesões na pele e procurar assistência médica imediatamente após a deteção”.

Os doentes devem deixar de usar Picato e falar com o médico assistente para identificação de um tratamento alternativo e “caso verifiquem a existência de alterações ou crescimentos invulgares na pele, devem procurar assistência médica imediatamente”

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Oeiras inaugura Espaço de Emergência Social

O Espaço de Emergência Social, inaugurado nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, pela Vereadora Teresa Bacelar e técnicos municipais, assegura o atendimento a pessoas...

Segunda ação de plantação aberta à comunidade em Carnaxide

Carnaxide é o local escolhido para a segunda ação de plantação aberta à comunidade, a realizar nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro....

António Sala é o convidado do ‘Nós Leitores’ de fevereiro

António Sala, comunicador com mais de sessenta anos de carreira, é o convidado da próxima sessão de ‘Nós, Leitores’ que se irá realizar dia...

Câmara de Oeiras entrega casas a funcionários do Município

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, vai inaugurar e entregar, na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro, às 11h30, na Rua...

Comentários Recentes