18.2 C
Oeiras Municipality
Sáb 1 Abril 2023
Inicio Sociedade Agenda da Natureza de Março já tem datas marcadas

Agenda da Natureza de Março já tem datas marcadas

Município de Oeiras convida-o a participar nos percursos e oficinas da ‘Agenda da Natureza‘, sendo uma excelente oportunidade para conhecer e preservar a biodiversidade local.

 

🐤 Oficina de Marcenaria: Construção de Caixas Ninho
19 março | 14h30 – 18h | Fábrica da Pólvora de Barcarena
Idade Mínima: 10 anos
Conceção e Orientação: Qual Albatroz
Descrição: Já cheira a primavera e, na Fábrica da Pólvora, as manhãs são pintalgadas pelos cantos dos pássaros, que se atarefam a proteger os seus ninhos. Uma das aves que aqui habitam é o pequeno chapim-azul, um pássaro de plumagem vistosa, em tons de azul e amarelo, que nos presta uma ajuda preciosa, porque a sua dieta inclui a lagarta-do-pinheiro, uma praga que põe em perigo a saúde pública e o equilíbrio do ecossistema. O chapim-azul é um dos poucos pássaros a conseguir comer esta lagarta, mas, com a redução dos abrigos naturais, também há menos sítios para esta pequena ave fazer ninho e crescer como espécie. É por isso que lhe vamos dar uma ajudinha.
Nesta oficina, vamos construir caixas-ninho para abrigar famílias de chapins-azuis. Não é complicado, nem é preciso ser um mestre de marcenaria para as fazer. No final, todos levam para casa uma caixa-ninho irresistível para um casal de chapins à procura de um cantinho seguro para pôr os seus ovos. Com algumas dicas sobre como, onde e quando a instalar, dentro de alguns meses sairão de lá uns adoráveis chapins-azuis, que no ano seguinte vão pedir novos ninhos para as suas crias…
Recomendações: Levar água, um snack e usar calçado e vestuário confortável e adequado às condições meteorológicas previstas para o dia.
Mais informações e inscrições: Divisão de Gestão Ambiental – Município de Oeiras
Tel: 21 097 7459 | dga@oeiras.pt

 

🌱 Ação Voluntariado Ambiental: Plantação de Espécies Autóctones*
25 março | 10h – 12h | Quinta de Cima do Marquês de Pombal
Idade Mínima: 6 anos
Conceção e Orientação: Divisão de Gestão Ambiental
Descrição: Nesta ação de voluntariado ambiental, convidamos todos a meter as mãos na terra para plantar uma espécie autóctone muito especial.
O objetivo desta ação de plantação, será atrair populações duma espécie de borboleta (Melitaea aetherie) através da plantação da alcachofra (Cynara cardunculus L.), a sua planta hospedeira.
Recomendações: Levar água, um snack e usar calçado e vestuário confortável e adequado às condições meteorológicas previstas para o dia.
Mais informações e inscrições: Divisão de Gestão Ambiental – Município de Oeiras
Tel: 21 097 7459 | dga@oeiras.pt 
*PROGRAMA 21_SGS #3_ Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade no Município de Oeiras
Participação gratuita, sujeita a um número limitado de inscrições. Informação e acompanhamento técnico por especialistas.
Mais informações e inscrições: Divisão de Gestão Ambiental – Município de Oeiras
Tel: 21 097 7459 | dga@oeiras.pt

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Condicionamento de Trânsito – ‘40º Troféu CM Oeiras no dia 2 de abril, em Leceia

No domingo, dia 2 de abril decorre mais uma etapa do ‘40º Troféu CM Oeiras – Corrida das Localidades’ e para a realização desta...

Rastreio ao Cancro da Pele e da Cavidade Oral junto ao Centro de Saúde de Paço de Arcos

O Município de Oeiras, uma vez mais, associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e ao Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa...

Auditório Municipal Ruy de Carvalho recebe exposição de homenagem a Ruy de Carvalho

O Auditório Municipal Ruy de Carvalho, equipamento gerido pela Oeiras Viva E.M. no Dia Mundial do Teatro, em homenagem a Ruy de Carvalho, recebeu...

Atletas NucleOeirenses alcançam vários pódios no KM Jovem Regional com marcas de relevo

No passado sábado, 25 de março de 2023, realizou-se na pista de Atletismo do Estádio de Honra do Jamor, o KM Regional e a...

Comentários Recentes