13.9 C
Oeiras Municipality
Qui 28 Março 2024
Inicio Ciência Alunos visitam a Escola Secundária Luís de Freitas Branco e entram “em...

Alunos visitam a Escola Secundária Luís de Freitas Branco e entram “em órbita”

Entre 23 e 24 de junho, mais de 1000 alunos da rede de escolas de Oeiras, participaram no festival “Em Órbita”, onde, além de várias atividades ligadas às ciências e ao espaço, puderam ainda participar em talks com os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, João Lin Yun e Teresa Barata.

Foi durante os dias de 23 e 24 de junho que os alunos dos primeiros níveis de ensino de alguns Agrupamentos de Escolas de Oeiras (Paço de Arcos, Aquilino Ribeiro, São Bruno e Carnaxide-Portela), tiveram a oportunidade de experienciar e conhecer mais sobre o “espaço” que nos rodeia. O festival “Em Órbita” – o festival de ciências do espaço – decorreu na Escola Secundária Luís de Freitas Branco e envolveu um conjunto de atividades dedicadas a estas temáticas, permitindo aos jovens a participação em planetários, workshops, exposições e muito mais.

A participar também neste evento estiveram os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, João Lin Yun e Teresa Barata, que trouxeram para o ambiente escolar uma conversa com temas ligados às Alterações Climáticas e ao Clima Espacial, introduzidos em curtas apresentações e seguidos por uma sessão de perguntas e respostas.

João Lin Yun, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, alertou para a catástrofe climática que nos ameaça e referiu como o trabalho de milhares de cientistas oferece soluções para evitarmos as suas consequências.

Teresa Barata, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, por sua vez, explicou como é que o Sol pode ser uma fonte de fenómenos extremos que ameaçam a nossa sociedade altamente tecnológica, perturbando redes de energia e de comunicações – o Clima Espacial – e aquilo que está a ser feito, em Portugal e no mundo, na previsão da atividade solar e na mitigação dos seus impactos humanos e económicos. Em Órbita é uma iniciativa do município de Oeiras em coorganização com The Science Project e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

NucleOeiras soma e segue e vence coletivamente a 5ª etapa 41º Troféu CMO – Corrida das Localidades “Grande Prémio de Leião”

No passado domingo, 24 de março, realizou-se a quinta etapa do 41º Troféu de Oeiras, G. P. de Leião - 2024. Organização a cargo...

Oeiras Eco Rally – Portugal está de regresso em abril

O Lagoas Park será o ponto de partida para a 7ª Edição do Oeiras Eco Rally- Portugal, competição automobilística que se realiza nos próximos...

Interescolas de Andebol da 1ª edição dos ‘Jogos de Oeiras Escolares’

O Pavilhão Aquilino Ribeiro foi o ponto de encontro do Interescolas de Andebol da 1ª edição dos ‘Jogos de Oeiras Escolares’, um evento desportivo...

Oeiras dá contribuição financeira ao Agrupamento de Escuteiros 407

O Município de Oeiras aprovou fazer uma contribuição financeira de 4.000€ (quatro mil euros) ao Agrupamento de Escuteiros 407 - Oeiras, destinada a apoiar...

Comentários Recentes