A obra cenográfica que deu forma à exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’, de autoria dos Espacialistas, foi nomeada pela ArchDaily para a categoria ‘Projeto Cenográfico do Ano’. A exposição esteve patente no Palácio Anjos de junho de 2022 a março de 2023, com o apoio do Município de Oeiras.
A obra cenográfica ‘PLAY BODY – Cenas da Vida Interior’, criada pelo coletivo de arquitetos para a exposição, transformou metaforicamente o Palácio Anjos num corpo feminino – sem a forma de corpo, mas com as suas cores, intensidades e materiais em estado de imaginação permanente.
Este é um corpo cenográfico feminino inspirado nas obras de arte apresentadas na exposição, construído através da transformação de materiais utilizados em construção civil em peças escultóricas. Os Espacialistas transformaram as banais sapatas de betão do Palácio Anjos em “delicados pés dominó” e tubos metálicos em pernas femininas, vestidas de veludo – um tecido semelhante à textura da pele. Para além destes materiais, destaca-se ainda a atenção dada às cores utilizadas, que refletem as próprias cores do corpo e as mudanças históricas e simbólicas a elas associadas.
‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’ é a primeira exposição do Musex, que contou com a parceria do Município de Oeiras e com a curadoria de Marta Crawford.