20.5 C
Oeiras Municipality
Ter 30 Maio 2023
Inicio Portugal Anticiclone trouxe onda de calor a Portugal continental. DGS deixa alguns conselhos

Anticiclone trouxe onda de calor a Portugal continental. DGS deixa alguns conselhos

Um anticiclone localizado a oeste do arquipélago dos Açores, estendendo-se em crista para a península Ibérica, tem condicionado o estado do tempo em Portugal. Num comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adianta que “entre 4 e 10 de maio, têm-se verificado valores altos da temperatura máxima do ar, muito superiores aos valores normais para este mês.”

Segundo o IPMA, os dias de 8 a 10 registaram valores médios de temperatura máxima no continente superiores a 28 °C, correspondendo a desvios superiores 7 °C em relação ao valor médio mensal para maio.

Já no que respeita às temperaturas mínimas, verificaram-se valores inferiores ou próximos do normal nos primeiros dias do mês, registando-se uma subida a partir de dia 7 de maio, destacando-se os dias 9 e 10, com desvios superiores a 1,5 °C, acrescenta o IPMA.

Segundo o IPMA, “Prevê-se para os próximos dias a continuação de valores de temperatura máxima e mínima do ar acima do valor normal mensal, com o dia 14 a registar o valor médio mais alto no continente.

Para os dias 15 e 16 espera-se uma descida de temperatura, em especial da máxima, acrescenta o comunicado, que alerta que a onda de calor deverá continuar em grande parte das regiões do continente, mas em particular nas regiões do interior Norte e Centro e Alentejo.

Os valores mais altos da temperatura máxima do ar registaram-se nalguns locais das regiões do vale do Douro, vale do Tejo e Alentejo.

“Neste período quente, com temperaturas acima do normal para a época, diversas estações da rede de observação de superfície do IPMA têm estado em onda de calor  de norte a sul do território do continente”, adverte.

A análise da ocorrência de episódios de tempo quente nos últimos 10 anos mostra que, no mês de maio, verificaram-se vários períodos prolongados de tempo quente, sendo de destacar os anos de 2015, 2017, 2019 e 2020.

No episódio mais recente, em maio de 2020 (17 a 31), verificou-se uma onde calor que foi considerada como uma das mais longas e com maior extensão territorial para o mês de maio.

A ocorrência de ondas de calor é um fenómeno que, podendo verificar-se em qualquer época do ano, é mais notório e por vezes com impactos adversos (por exemplo na saúde) nos meses de verão.

Para a prevenção dos efeitos do calor intenso, a Direção-Geral da Saúde recomenda:

  • Aumentar a ingestão de água, ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede.
  • As pessoas que sofram de doença crónica, ou que estejam a fazer uma dieta com pouco sal, ou com restrição de líquidos, devem aconselhar-se com o seu médico, ou contactar a Linha Saúde 24: 808 24 24 24.
  • Evitar bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar.
  • Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes, podem não sentir, ou não manifestar sede, pelo que são particularmente vulneráveis – ofereça-lhes água e esteja atento e vigilante.
  • Devem fazer-se refeições leves e mais frequentes. São de evitar as refeições pesadas e muito condimentadas.
  • Permanecer duas a três horas por dia num ambiente fresco, ou com ar condicionado, pode evitar as consequências nefastas do calor. Se não dispõe de ar condicionado, visite centros comerciais, cinemas, museus ou outros locais de ambiente fresco.
  • No período de maior calor tome um duche de água tépida ou fria. Evite, no entanto, mudanças bruscas de temperatura.
  • Evitar a exposição directa ao sol, em especial entre as 11 e as 17 horas.
  • Ao andar ao ar livre, usar roupas que evitem a exposição direta da pele ao sol, particularmente nas horas de maior incidência solar. Usar chapéu, de preferência, de abas largas e óculos que ofereçam protecção contra a radiação UVA e UVB.
  • Evitar a permanência em viaturas expostas ao sol, principalmente nos períodos de maior calor, sobretudo em filas de trânsito e parques de estacionamento.
  • Nunca deixar crianças, doentes ou pessoas idosas dentro de veículos expostos ao sol.
  • Sempre que possível, diminuir os esforços físicos e repousar frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados. Evitar actividades que exijam esforço físico.
  • Usar roupa larga, leve e fresca, de preferência de algodão.
  • Usar menos roupa na cama, sobretudo quando se tratar de bebés e de doentes acamados.
  • Evitar que o calor entre dentro das habitações.
  • Não hesitar em pedir ajuda a um familiar ou a um vizinho no caso de se sentir mal.
  • As pessoas idosas não devem ir à praia nos dias de grande calor e as crianças com menos de seis meses não devem ser sujeitas a exposição solar.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

CP em greve esta terça e quarta-feira. Serviços mínimos estão garantidos

A CP - Comboios de Portugal estará em greve esta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, sendo que a transportadora garante serviços...

Termina hoje prazo para se candidatar ao Programa Porta 65 – Jovem

Termina esta terça-feira, pelas 17h00 o prazo para se poder candidatar ao Programa Porta 65 – Jovem. Para se candidatar tem de aceder ao...

Termina esta quarta-feira o prazo para pagar a primeira prestação do IMI

Termina esta quarta-feira, dia 31 de maio, o prazo para pagar a primeira prestação do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis). Assim, quem paga o...

Dia Mundial da Esclerose Múltipla assinala-se a 30 de maio

No dia 30 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, uma doença neurológica crónica e degenerativa que afeta milhões de pessoas em...

Comentários Recentes