16.1 C
Oeiras Municipality
Seg 25 Outubro 2021
Inicio Saúde CoronaVirus Arranca hoje terceira dose da vacina para quem tomou a da gripe...

Arranca hoje terceira dose da vacina para quem tomou a da gripe há mais de 14 dias

Arranca esta segunda-feira a inoculação da terceira dose da vacina contra a covid-19, aos idosos que tomaram a vacina da gripe há mais de 14 dias, disse a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Segundo Graça Freitas, é esperada por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS) uma autorização para, se for possível, administrar este reforço da vacina contra a covid-19 e a vacina contra a gripe no mesmo dia, em locais do corpo diferentes.

Contudo, e enquanto a recomendação não é conhecida, avançasse com o reforço da vacinação, esta segunda-feira, dia 11 de outubro, ”vacinando as pessoas que já tiveram a vacina da gripe há 14 dias e que já têm o intervalo para poderem ter o reforço da vacinação contra a covid-19”.

Lembrando o sucesso da vacinação em Portugal, com o país a atingir hoje a meta de 85% da população vacinada, Graça Freitas destaca a necessidade de continuar a vacinar quem ainda não o fez e também a reforçar a imunidade dos grupos que foram identificados como elegíveis para uma terceira dose, nomeadamente imunodeprimidos e pessoas com mais de 65 anos.

O primeiro daqueles grupos abrange os imunodeprimidos, cujo reforço da vacina contra a covid-19 já foi iniciado, e o segundo grupo engloba as pessoas com mais de 65 anos.

Caso chegue entretanto a orientação da OMS para uma coadministração das vacinas contra a gripe e a covid-19 na mesma sessão vacinal, a diretora-geral da Saúde afirma que a capacidade logística e de planeamento está “preparada” para cumprir tal medida que, a ser possível, “dá mais conforto às pessoas, que evitam uma deslocação” e facilita a gestão do processo ao nível dos serviços.

Graça Freitas lembrou ainda que, a par deste reforço de doses para os grupos elegíveis, o processo de vacinação contra a covid-19 ainda continua uma vez que é necessário completar a vacinação de alguns e de vacinar aqueles que ainda não têm nenhuma toma, como os jovens que entretanto atingem os 12 anos ou pessoas que vêm de fora nestas condições.

Em declarações à Lusa, Graça Freitas adiantou que Portugal atingiu hoje a meta de ter 85% da população com vacinação completa contra a covid-19, considerando que tal é motivo e “orgulho”.

Também o Ministério da Saúde emitiu hoje um comunicado a assinalar aquela meta, precisando que Portugal se tornou o primeiro país do mundo a ter 85% da população vacinada.

Neste processo foram administradas, em Portugal continental, cerca de 15,3 milhões de vacinas, possibilitando que cerca de 8,4 milhões de pessoas tenham agora o esquema vacinal completo, adianta o comunicado do gabinete da ministra Marta Temido.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Aerlis promove Curso: Organização de eventos nacionais e internacionais

A Aerlis vai realizar o Curso ''Organização de eventos nacionais e internacionais'', já a partir do próximo dia 26 de outubro de 2021, em...

SIMAS promovem 2ª edição do Ciclo de Debates sobre Inovação e Sustentabilidade

Os SIMAS de Oeiras e Amadora promovem a 2ª edição do Ciclo de Debates sobre Inovação e Sustentabilidade, que ocorrerá dia...

”A Queda da Casa Usher” em exibição no Ciclo de Masterclasses ”Filmes que eu Amo”

Por causa da pandemia, esta continua a ser a terceira temporada de uma masterclass a que com o título “Filmes que eu Amo”. Aos soluços....

Ciclo de Tertúlias da Orquestra de Câmara Portuguesa abre com o Presidente Isaltino Morais

A Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) inaugura no dia 27 de outubro um Ciclo de Tertúlias a decorrer. "Oeiras | Inovação e Cultura" é o tema...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz