13.4 C
Oeiras Municipality
Sáb 4 Fevereiro 2023
Inicio Saúde CoronaVirus Ativados novos hospitais de retaguarda no norte para receber casos suspeitos de...

Ativados novos hospitais de retaguarda no norte para receber casos suspeitos de Coronavírus

O Hospital de Santo António e o Hospital de São João, no Porto, esgotaram a capacidade para receber e isolar casos suspeitos para o novo coronavírus, tendo sido ativados os quatro hospitais de retaguarda na região norte.

A informação foi avançada pela diretora-geral da Saúde esta segunda-feira, num balanço de quantos casos suspeitos estão em estudo e quantos testes foram feitos, tendo remetido a publicação de um boletim para esta terça-feira. Segundo a TVI, há 14 pessoas com suspeita por infeção pelo coronavírus hospitalizadas e já terá havido mais dois casos em que as análises deram positivo, aguardando-se o resultado das contra-análises.

Segundo adianta a TVI, estes dois novos doentes são também médicos, havendo mais seis médicos no grupo de casos suspeitos.

Segundo Graça Freitas, há já 12 hospitais com capacidade para testar doentes e que estão a ser planeadas medidas para passar para uma “segunda fase”, descentralizando a resposta e garantindo até que pessoas com suspeita de infeção podem deslocar-se a um serviço para fazer a análise e aguardar o resultado em casa, em isolamento, o que para já está apenas operacionalizado no Hospital de S. João.

Filipe Froes, médico responsável pelo gabinete de crise da Ordem dos Médicos, defendeu que devem ser criados serviços separados das urgências gerais, como na pandemia da gripe em 2009 existiram os GAG (Gabinetes de Apoio à Gripe A) para gerir estes casos.

Graça Freitas apelou ainda a todas as instituições para atualizarem os seus planos de contingência, tendo por base as orientações da DGS, da OMS e do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Oeiras associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro nas comemorações do Dia Mundial do Cancro

O Município de Oeiras associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) nas comemorações do Dia Mundial do Cancro. Celebrado no dia 4 de fevereiro,...

Hipismo: Cardiga Equestrian Circuit vai na 4ª edição e abre este domingo

A Academia Equestre João Cardiga vai abrir a época desportiva 2023, com o 1º OPEN do  Cardiga Equestrian Circuit,  que se realizará no domingo,...

Clássicos em Oeiras traz Concerto ”Jovens Talentos”

‘Jovens Talentos’ é o próximo concerto a realizar-se no âmbito do programa ‘Clássicos em Oeiras’, no próximo dia 4 de fevereiro, no Auditório Municipal...

Espetáculo infantil ‘Confetes Contados’ na Biblioteca Municipal de Algés

A Biblioteca Municipal de Algés vai receber o espetáculo infantil ‘Confetes Contados’, no dia 4 de fevereiro, pelas 15h30. Este espetáculo, desenvolvido pela Baileia Arte...

Comentários Recentes