14 C
Oeiras Municipality
Dom 25 Fevereiro 2024
Inicio Portugal Balanço da Campanha “Cinto-me Vivo” realizada pelas autoridades portuguesas

Balanço da Campanha “Cinto-me Vivo” realizada pelas autoridades portuguesas

A Campanha de Segurança Rodoviária “Cinto-me vivo”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu nos dias 20 a 26 de junho e teve como objetivo alertar os condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre e de forma correta os dispositivos de segurança.

Esta campanha contou, uma vez mais, com a participação dos organismos e serviços das administrações regionais da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira na realização de ações de sensibilização, completando o trabalho de fiscalização que tem sido realizado pelos comandos Regionais da PSP.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2023, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização realizadas pela GNR e PSP, nas localidades de Lisboa, Carreço, Porto, Esposende e Barreiro. Idênticas ações ocorreram nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Na campanha foram sensibilizados 321 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:

  • Utilize sempre uma cadeirinha homologada, devidamente instalada e adaptada à altura e peso da criança;
  • Utilize sempre o cinto de segurança, em todos os lugares do veículo e em todos os percursos, mesmo nos de curta distância;
  • Utilize o capacete de modelo aprovado, devidamente ajustado e apertado.

Durante as operações das Forças de Segurança realizadas no âmbito desta campanha foram fiscalizados presencialmente 43 833 veículos, tendo sido registado um total de 12 199 infrações, das quais 597 relativas à não utilização ou utilização incorreta dos dispositivos de segurança.

 

Número de veículos fiscalizados Total de Infrações Infrações
Dispositivos de Segurança
GNR 74 417 6 704 421
PSP Portugal 64 855 5 495 176
Continente 57 338 4 714 147
Total Portugal 139 272 12 199 597

Total Continente
131 755 11 418 568

 

No período da campanha, de 20 a 26 de junho, registou-se um total de 2 595 acidentes, de que resultaram 10 vítimas mortais, 66 feridos graves e 823 feridos leves.

Relativamente ao período homólogo de 2022, verificaram-se mais: 130 acidentes, 1 vítima mortal, 16 feridos graves e 62 feridos leves.

Os acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Faro, Lisboa e Setúbal.

As 10 vítimas mortais, eram do sexo masculino e tinham idades entre os 23 e os 69 anos.

Estas vítimas mortais resultaram de 5 despistes, 4 colisões e 1 atropelamento.

Os veículos envolvidos foram maioritariamente ligeiros, mas no distrito de Faro esteve envolvido um comboio, em Setúbal, um veículo pesado, em Braga e Lisboa, 1 motociclo em cada um dos distritos e em Beja 1 trator agrícola.

As vias onde ocorreram os acidentes foram arruamentos, estradas nacionais, estradas municipais e autoestrada.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

ISQ cria novo laboratório em Portugal para testar iluminação no interior de veículos de nova geração

O laboratório de ótica para o setor automóvel do ISQ-CTAG, empresa participada do grupo ISQ, é o único em Portugal a testar iluminação interior...

Está a chegar a ‘1ª Prova de Abertura XCO’

Está a chegar a ‘1ª Prova de Abertura XCO’! A prova, que conta com o apoio do Município de Oeiras, é organizada pela Associação de...

Concerto Didático para Pais & Filhos ‘Histórias de Música e Música com Histórias’ no Palácio Marquês de Pombal

‘Histórias de Música e Música com Histórias’ é o tema do próximo Concerto Didático para Pais & Filhos, no âmbito do programa Clássicos em...

‘Champagne’ é o próximo filme nas MasterClasses Cinema 2024 – ‘Redescobrir Alfred Hitchcock’

‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é o do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos. Durante o ano...

Comentários Recentes