17.8 C
Oeiras Municipality
Qui 13 Agosto 2020
Inicio Mundo Boris Johnson apresenta proposta para o Brexit

Boris Johnson apresenta proposta para o Brexit

Boris Johnson apresentou um plano de “compromisso” a Bruxelas, dirigido ao presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker

A 21 dias da data prevista para a entrada em vigor do Brexit, Boris Johnson apresentou um plano de “compromisso” a Bruxelas, dirigido ao presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.

Johnson salientou, contudo, que a única alternativa a esse plano é o no deal, no discurso de encerramento da conferência partidária dos tories.

A proposta de Johnson para o Brexit é semelhante à de Theresa May, diz o Guardian. É na salvaguarda da fronteira entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte que se vinca a diferença: o Governo aceita a coordenação regulatória entre os dois países até 2025, deixando Belfast com uma “relação especial” com a UE até essa data.

Ou seja, a proposta prevê que o Reino Unido deixe a União Europeia a 31 de outubro e mantém o plano original do período de transição até 31 de dezembro de 2020.

Caso o Brexit se concretize nessa data, o Reino Unido deixará, em 2021, todas as instituições e estruturas de Bruxelas, incluindo a união alfandegária. Isso abrange a Irlanda do Norte, mas neste caso, alinhada com as regulações da UE durante quatro anos – assume-se que isso abarque a liberdade de movimento em toda a ilha.

Johnson realçou que estava pronto para um Brexit sem acordo, caso a UE não aceite um compromisso nestes termos. “Não é um resultado que procuramos, de todo. Mas deixem-me dizer, meus amigos, é um resultado para o qual nós estamos preparados”.

“Que não haja dúvida que a alternativa é o no deal”, assinalou o primeiro-ministro, quando antes realçou o seu “amor” pela Europa. “Nós somos europeus”.

Não demorou muito para o primeiro-ministro irlandês contestar essa ideia. “Acho que é muito mais do que um assunto técnico. É profundamente político, legal, e os aspetos técnicos são apenas uma pequena parte”, respondeu Leo Varadkar, garantindo que está “aberto a propostas do Governo britânico”.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Avenida Marginal, em Oeiras na lista das dez ruas mais caras de Portugal

A Avenida Marginal, em Oeiras está na lista das dez ruas mais caras de Portugal. O Idealista revelou um marketplace imobiliário que mostra que...

IGC. Cientistas descobrem nova espécie de primata

Lounès Chikhi, investigador do IGC, integra o grupo de investigadores, de seis países, que identificou uma nova população de lémures de ratos (Microcebus) que...

CerciOeiras retomou o seu projeto “Altas Ondas”

Depois de meses de cofinamento, a CerciOeiras retomou o seu projeto "Altas Ondas".   As aulas de Surf Adaptado, com os residentes, são realizadas na Carcavelos...

ISQ apoia empresas em época de incêndios

Em ambientes industriais, o risco de incêndio é muito elevado. Numa altura especialmente caracterizada pela ocorrência de fogos, provocados muitas vezes pelas altas temperaturas,...

Comentários Recentes