9.9 C
Oeiras Municipality
Ter 7 Fevereiro 2023
Inicio Mundo Boris Johnson apresenta proposta para o Brexit

Boris Johnson apresenta proposta para o Brexit

Boris Johnson apresentou um plano de “compromisso” a Bruxelas, dirigido ao presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker

A 21 dias da data prevista para a entrada em vigor do Brexit, Boris Johnson apresentou um plano de “compromisso” a Bruxelas, dirigido ao presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.

Johnson salientou, contudo, que a única alternativa a esse plano é o no deal, no discurso de encerramento da conferência partidária dos tories.

A proposta de Johnson para o Brexit é semelhante à de Theresa May, diz o Guardian. É na salvaguarda da fronteira entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte que se vinca a diferença: o Governo aceita a coordenação regulatória entre os dois países até 2025, deixando Belfast com uma “relação especial” com a UE até essa data.

Ou seja, a proposta prevê que o Reino Unido deixe a União Europeia a 31 de outubro e mantém o plano original do período de transição até 31 de dezembro de 2020.

Caso o Brexit se concretize nessa data, o Reino Unido deixará, em 2021, todas as instituições e estruturas de Bruxelas, incluindo a união alfandegária. Isso abrange a Irlanda do Norte, mas neste caso, alinhada com as regulações da UE durante quatro anos – assume-se que isso abarque a liberdade de movimento em toda a ilha.

Johnson realçou que estava pronto para um Brexit sem acordo, caso a UE não aceite um compromisso nestes termos. “Não é um resultado que procuramos, de todo. Mas deixem-me dizer, meus amigos, é um resultado para o qual nós estamos preparados”.

“Que não haja dúvida que a alternativa é o no deal”, assinalou o primeiro-ministro, quando antes realçou o seu “amor” pela Europa. “Nós somos europeus”.

Não demorou muito para o primeiro-ministro irlandês contestar essa ideia. “Acho que é muito mais do que um assunto técnico. É profundamente político, legal, e os aspetos técnicos são apenas uma pequena parte”, respondeu Leo Varadkar, garantindo que está “aberto a propostas do Governo britânico”.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

700 alunos participaram do Corta-mato de Oeiras

Foi num ambiente de festa que, uma vez mais,  se celebrou o Desporto em contexto escolar, num dia dedicado à modalidade de atletismo. O Corta-mato...

Abertas inscrições para quem pretenda ser família de acolhimento nas Jornadas Mundiais da Juventude

Já se encontram abertas as inscrições para as famílias que pretendam receber os jovens peregrinos que venham participar na JMJ Lisboa 2023. Os jovens que...

NucleOeiras participou no Campeonato Nacional de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) em Braga

No passado fim de semana, 4 e 5 de fevereiro de 2023, realizou-se em Braga os Nacionais de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) da Federação...

A Oeiras Viva E.M. assinala Dia dos Namorados com Concurso de Fotografia

A Oeiras Viva E.M. irá assinalar o dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, com o Concurso de Fotografia. O Concurso teve início no dia...

Comentários Recentes