16.1 C
Oeiras Municipality
Qui 28 Março 2024
Inicio Sociedade Burlas Online disparam em 2021. Perdas estimadas em mais de 100 mil...

Burlas Online disparam em 2021. Perdas estimadas em mais de 100 mil euros em janeiro

O Portal da Queixa fez uma análise ao volume de reclamações recebidas, relacionadas com burlas online. O mês de janeiro de 2021, registou uma média de 20 reclamações por dia, um total de 621 queixas, um significativo aumento de 71% face a janeiro de 2020. Os dados recolhidos apontam para perdas avultadas dos consumidores: o valor total ultrapassa os 100.000 euros, só em janeiro deste ano. É urgente promover a literacia digital dos portugueses, defende o Portal da Queixa, que tem em marcha a campanha #NãoSejasPato que visa informar para os perigos online e potenciar o consumo seguro na internet.

 

No âmbito da semana que celebra o Dia da Internet Mais Segura, o Portal da Queixa fez uma análise às reclamações recebidas por burlas online. Ao longo de 2020, foram registadas 5786 reclamações relacionadas com burlas online, um aumento de 69% face ao ano de 2019, onde foram apresentadas pelos consumidores 3415 queixas.

 

Relativamente a 2021, a análise das reclamações do mês de janeiro, e respetiva comparação com o período homólogo, revela um crescimento exponencial do número de queixas face a janeiro de 2020: um aumento de 71%. Em janeiro deste ano, a maior plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas do país, recebeu 621 reclamações, sendo que, em janeiro de 2020, foram registadas apenas 363 queixas.

 

Denunciando ter sido burlado em 1650€, Bruno Pinto é um dos consumidores portugueses que recorreu ao Portal da Queixa para reportar o seu caso de burla online: “Hoje fui burlado em 1650€ por ter dado o código que recebi em SMS por parte do burlão. Já coloquei o meu cartão em lista negra. Apresentei queixa no portal da queixa e amanhã vou a GNR.”

 

Campanha #NãoSejasPato promove maior literacia digital

A realidade é que o confinamento da sociedade e as restrições de circulação impostas pelo contexto pandémico fizeram disparar as compras online.

Relembre-se que, atento à nova sociedade digital que está a emergir e a pensar na defesa dos consumidores portugueses, o Portal da Queixa lançou no final de 2020, a campanha #NãoSejasPato que pretende aumentar a literacia digital da população e evitar que caia em burlas e esquemas fraudulentos. Este movimento cívico nacional de educação para o consumo digital, integra como entidades parceiras do projeto: o OLX, o MB WAY, a Worten, os CTT, o KuantoKusta e o euPago.

 

“O aumento da procura através dos canais digitais, por parte dos consumidores portugueses, é uma tendência que veio para ficar, criando pressão sobre as marcas ao exigirem a digitalização da grande maioria dos seus serviços. Esta nova realidade, veio potenciar os perigos que se escondem nas compras online. Para combater este problema, temos em marcha um movimento cívico que tem como objetivo aumentar a literacia digital e financeira junto dos consumidores portugueses, educando a sociedade de consumo para não cair em esquemas de fraude e burlas online.”, afirma Pedro Lourenço, CEO & Founder do Portal da Queixa by Consumers Trust.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Manuel Duque conquista lugar no pódio do Campeonato Nacional de Fundo 2024

Decorreu, no passado fim-de-semana de 23 e 24 de março, novamente em Mirandela, a prova rainha do calendário nacional da Canoagem – o Campeonato...

Atletas NucleOeirenses em destaque na “Jornada Especial de Atletismo da Associação de Atletismo de Lisboa”

No passado sábado, 23 de março de 2024, realizou-se na Pista de Atletismo Prof Moniz Pereira no Alto do Lumiar, Lisboa uma "Jornada...

Sessão de encerramento da 1ª Edição do projeto de Ciência Cidadã Micromundo@Oeiras

A sessão final da 1ª Edição do Micromundo@Oeiras no ITQB NOVA realizou-se na manhã de 15 de março. O evento tinha por missão a...

Sorteio de Passeios Turismo Sénior 2024

O Sorteio dos Passeios do Turismo Sénior 2024 decorreu nesta segunda-feira, dia 25 de março, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal. Mais de 800...

Comentários Recentes