No dia 18 de março, pelas 21h30, realiza-se, na Biblioteca Municipal de Algés, a centésima edição do Café com Letras, uma iniciativa das Bibliotecas Municipais de Oeiras que pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados de língua portuguesa e estrangeira e o seu público.
Numa conversa sobre livros, leitura, literatura e bibliotecas marcarão presença: Zeferino Coelho, editor, Joana Bértholo, escritora, Filipe Leal, atual Diretor de Departamento de Arte, Cultura, Turismo e Património Histórico da Câmara Municipal de Oeiras, e Gaspar Matos, atual Chefe da Divisão de Bibliotecas e Promoção da Língua do Município de Oeiras, ficando a moderação a cargo de Ana Daniela Soares e de José Mário Silva.
Saiba mais sobre os convidados e moderadores:
➡️ Convidados
Filipe Leal
É Diretor do Departamento de Artes, Cultura, Turismo e Património Histórico no Município de Oeiras. Possui a Licenciatura em História (FLL), o Curso de Especialização em Ciências Documentais (FLL) e o Curso de Especialização em Estudos das Informação e Bibliotecas Digitais (ISCTE). Obteve em 2007 o grau de Mestre em Ciências da Educação – Educação e Leitura (FPCE).
Gaspar Matos
Trabalha em bibliotecas desde 2005 (municipais e universitárias) e em programação e gestão cultural de modo mais lato desde 2009, tendo sido coordenador da Unidade de Cultura e Turismo na Câmara de Sines, onde desempenhou funções até 2015. Após uma passagem de três anos pela Universidade de Lisboa foi, desde 2018, Chefe da Divisão de Bibliotecas e Equipamentos Culturais da Câmara Municipal de Oeiras e é, desde 2020, Chefe da Divisão de Bibliotecas e Promoção da Língua do mesmo município. Detém o Curso de Técnicos Profissionais de Biblioteca, é licenciado em Marketing e Pós-Graduado em Ciências da Documentação e Informação; é formador na Associação Portuguesa de Bibliotecários, no Centro Pedagógico do Jardim Zoológico de Lisboa e na Fundação FEFAL – Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais.
Joana Bértholo
Escritora e dramaturga, nasceu em Lisboa, em 1982. Licenciada em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e Doutorada em Estudos Culturais pela European University Viadrina, na Alemanha. Publicou vários romances, livros de contos e literatura infantil. «Ecologia», o seu último romance, foi semifinalista do Prémio Oceanos 2019, finalista do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, finalista do Grande Prémio de Literatura DST e nomeado para o Grande Prémio Adamastor de Literatura Fantástica Portuguesa 2019.
Zeferino Coelho
Nasceu em Paredes, em 1945. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Começou a trabalhar como editor em 1969 na Editorial Inova, onde esteve até ao ano de 1971. Em 1977, entrou para a Editorial Caminho, onde se mantém desde então.
Foi editor do Nobel José Saramago e publicou oito vencedores do Prémio Camões: os cabo-verdianos Arménio Vieira e Germano de Almeida, José Craveirinha, Mia Couto e Paulina Chiziane, de Moçambique, Luandino Vieira, de Angola e, de Portugal, José Saramago e Sophia de Mello Breyner Andresen.
Em 2019 recebeu a condecoração, pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Em 2022 foi homenageado com o Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural/2022.
➡️ Moderadores:
Ana Daniela Soares
É licenciada em Enfermagem e Ciências da Comunicação. Integra os quadros da RTP em 2004. Apresenta e fez reportagem em vários programas, concertos e emissões especiais na Antena 1 e Antena 2.
Em 2013, é distinguida com o Prémio Pró-Autor, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2014, coordena o projeto solidário Toca a Todos. Desde 2015 integra o canal de informação RTP 3 onde coordena e apresenta o programa “Todas as Palavras”.
Atualmente, na Antena 1, assina a rubrica “À volta dos livros”, e realiza e apresenta o programa “A páginas tantas”, com Inês Pedrosa, Rita Ferro e Patrícia Reis.
José Mário Silva
Nasceu em Paris, em 1972. Licenciou-se em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, jornalista desde 1993, passou pelo Diário de Notícias, RTP2, Time Out Lisboa e coordenou a secção de Livros do jornal Expresso, com o qual continua a colaborar com recensões literárias e outros textos, além de ser colaborador permanente da revista Ler. Publicou dois livros de poemas (“Nuvens & Labirintos”, Gótica, 2001; “Luz Indecisa”, Oceanos, 2009) e um de narrativas curtas (“Efeito Borboleta e outras histórias”, Oficina do Livro, 2008). É autor do Bibliotecário de Babel, um dos mais relevantes blogs portugueses sobre literatura.
A sessão será também transmitida em direto nas páginas de Facebook do Município de Oeiras e das Bibliotecas Municipais de Oeiras.