18.1 C
Oeiras Municipality
Qui 5 Agosto 2021
Inicio Saúde CoronaVirus Cafés com horário alargado ao fim de semana nos nos concelhos de...

Cafés com horário alargado ao fim de semana nos nos concelhos de risco elevado e muito elevado

Os estabelecimentos similares da restauração, como cafés e pastelarias, situados nos concelhos de risco elevado e muito elevado poderão funcionar ao fim de semana até às 22:30. Para ter acesso a estes locais não será necessário a apresentação de certificado digital ou teste negativo à covid-19.

Segundo adianta o Jornal ECONÓMICO, que cita o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, caso esses estabelecimentos servirem refeições terão de seguir as mesmas regras aplicadas aos restaurantes.

“O alargamento dos horários nos concelhos de risco muito elevado é para os estabelecimentos de restauração e similares, que agora podem também funcionar das 15:30 às 22:30. Não é necessário a um cidadão, quando se desloca no final do almoço ou do jantar para tomar um café, mostrar um certificado ou teste negativo”, explicou João Torres.

Contudo, segundo o responsável, “sabendo que em Portugal existem muitos estabelecimentos similares que podem servir refeições, as regras [de acesso com certificado digital e teste negativo] poderão aplicar-se”.

O secretário de Estado explicou ainda que as medidas não se aplicam à frequência nas esplanadas, à utilização das instalações sanitárias dos estabelecimentos ou na deslocação ao seu interior para efetuar os pagamentos.

João Torres acrescentou que “nos centros comerciais, e com as necessárias adaptações, as medidas serão aplicadas às ‘praças de alimentação’”.

O governante destacou a abertura para continuar a falar com os empresários e associações do setor da restauração, que têm levantado dúvidas e críticas sobre as medidas, mas lembrou que para controlar a pandemia é preciso fazer “escolhas difíceis”.

Desde sábado, os restaurantes em concelhos de risco elevado ou muito elevado (atualmente, 60 dos 278 municípios do continente) passaram a ter de exigir certificado digital ou teste negativo à covid-19 para refeições no interior dos estabelecimentos.

O certificado digital ou o teste negativo é exigido aos clientes a partir das 19:00 à sexta-feira e aos fins de semana e feriados.

São quatro as tipologias de testes aceites: os PCR e antigénio com resultado laboratorial (contemplados no certificado digital covid-19) e também os autotestes feitos presencialmente (à entrada do estabelecimento) ou perante um profissional de saúde (nas farmácias, por exemplo).

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

”Do Avesso” encerra Festival World Academy no Auditório Ruy de Carvalho

E se de repente o mundo estivesse “Do Avesso”? É este o mote para “Do Avesso”, o evento que decorre no próximo dia 5 de...

II Plano Nacional para a Juventude. Oeiras lança questionário online para jovens

Em Portugal, a Juventude tem a especial proteção dos seus direitos, consagrados no artigo 70.º da Constituição da República Portuguesa. Para desenvolvermos melhores políticas...

Auditório Ruy de Carvalho recebe hoje “Em Caso de Emergência, Fale!”

Concebido e produzido pela Turma de Produção de Eventos e Espetáculos da World Academy como exercício de final de curso, " Em Caso de...

Festival Rosa dos Ventos no Mosteiro da Cartuxa

O Festival Rosa dos Ventos é um projeto da curadoria de Vitorino Salomé, com vista a promover e sediar a partilha cultural e artística,...

Comentários Recentes