A Câmara Municipal de Oeiras aprovou hoje, dia 15 de fevereiro, em reunião extraordinária do executivo, o Memorando de Entendimento entre o Comité Organizador Local, o Grupo de Projeto para a JMJ 2023 em Representação do Governo, a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de Loures e a Câmara Municipal de Oeiras, que manifesta o interesse na organização conjunta do evento, que irá decorrer entre 1 e 6 de agosto.
As partes envolvidas expressam a intenção da organização conjunta do evento por meio da definição das respetivas tarefas, responsabilidades e meios de funcionamento que constam no memorando.
Ao Município de Oeiras compete, conforme indica o documento, a responsabilidade da ação a decorrer no Passeio Marítimo de Algés, definido como Local 6, onde haverá o “Encontro do Santo Padre com os Voluntários”.
Para esta ação, deverá ser assegurado: um palco 10mx10m; um palco 20mx10m; área para coro lateral; iluminação do recinto; delimitação e acessos ao recinto e outras estruturas de segurança; acessos e mobilidade interior de todos os intervenientes (Papa, peregrinos, etc.), nomeadamente através da viatura particular do Papa; delimitação de setores dentro do recinto; abastecimento e disponibilização de água potável; torres multimédia (imagem, som, sinal e luz); estruturas de apoio à recolha de resíduos; condição para acesso a pessoas com mobilidade reduzida; estrutura para jornalistas dentro do recinto; zona para camiões media com ligação ao recinto; zona logística adjacente ao recinto.
O memorando deverá ainda ser assinado por todas as partes envolvidas.