15 C
Oeiras Municipality
Qui 22 Abril 2021
Inicio Economia Câmara de Oeiras chega a acordo com Estado e vai reabilitar Convento...

Câmara de Oeiras chega a acordo com Estado e vai reabilitar Convento da Cartuxa

A Câmara de Oeiras chegou a acordo com Estado, em meados de dezembro, para reabilitar o Convento da Cartuxa, numa concessão de 42 anos e um investimento que ronda os 7,5 milhões de euros. O objetivo é dar a dignidade merecida àquele conjunto patrimonial histórico e colocá-lo à fruição pública.

A assinatura do auto de cedência aconteceu na manhã de quarta-feira, 17 de fevereiro, na Igreja da Cartuxa, em Caxias, com a presença da Ministra da Justiça. O Município vai investir cerca de 7,5 milhões de euros na recuperação integral daquele património abandonado pelo Estado há 30 anos.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, o acordo hoje firmado traduz-se num “ato de Cultura da maior relevância e que diz respeito a todo o país”.

“Porque é garante de que vamos cuidar para transportar este legado, esta História e esta Cultura para as próximas gerações”, justificou.

Para o autarca, representa também um “ato político de extrema importância” e que permite “tirar algumas lições”, nomeadamente sobre o Estado Central.

“Há que desburocratizar. É inadmissível que este património estivesse aqui abandonado por 30 anos”, sustentou Isaltino Morais, lamentando que o Estado tenha deixado esquecer este património, mas reconhecendo este ato positivo, com elogios à Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, que marcou presença na cerimónia.

Além do investimento na recuperação do património, o projeto previsto na reabilitação da Quinta da Cartuxa prevê a criação de um Centro de Arte Contemporânea, com um programa de atividades ligadas à Arte e que inclui uma residência para artistas.

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras associou ainda o momento de hoje à aquisição da Estação Agronómica, também cedido pelo Estado ao Município há pouco mais de um ano, como “alavancas determinantes” na candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura em 2027.

“Não sei se vamos ganhar, mas não tenho dúvidas que, agora com a posse da Quinta da Cartuxa e da Estação Agronómica, vamos ter a melhor candidatura do país”, concluiu.

Com mais de 400 anos de história, o Convento da Cartuxa está devoluto há vários anos, à exceção da igreja desenhada por Carlos Mardel no século XVIII.

Veja algumas imagens abaixo (Fotografias cedidas pela Câmara Municipal de Oeiras)

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

IST. Técnico é parceiro em projeto internacional para a redução da pegada carbónica usando bio-adsorventes

O BIOCO2 é um projeto internacional no âmbito de tecnologias CCS –CCU para a redução da pegada carbónica usando bio-adsorventes. O objetivo é...

PHC CS: a evolução digital no caminho para a competitividade da sua empresa

O PHC CS é um software que permite evoluir digitalmente as empresas, assegurando uma gestão competitiva e que, ao mesmo tempo, proporciona os melhores...

Militantes do PS Oeiras aprovam mais dois candidatos a Freguesias do Município

Estão escolhidos os cabeça de lista do PS Oeiras para a freguesia de Porto Salvo e União de Freguesias de Oeiras, São Julião da...

Federação Portuguesa de Futebol colabora no combate ao racismo

A Federação Portuguesa de Futebol contribuiu para a construção do Plano de Combate ao Racismo e à Discriminação, que foi apresentado na passada sexta-feira...

Comentários Recentes