12.4 C
Oeiras Municipality
Dom 16 Março 2025
Inicio Sociedade Câmara de Oeiras declara Interesse Público Municipal do SATUO

Câmara de Oeiras declara Interesse Público Municipal do SATUO

O executivo municipal aprovou no dia 5 de março, em reunião de Câmara Municipal a declaração de interesse público municipal, intermunicipal e metropolitano do Sistema Automático de Transporte Urbano de Oeiras (SATUO).

Na reunião de Câmara foi apresentado o projeto desenvolvido pela empresa municipal Parques Tejo para o novo conceito do SATUO que será uma realidade em Oeiras a partir de 2029 e que, definitivamente, ligará Paço de Arcos a Tercena/Massamá (concelho de Sintra), ligando toda a zona ocidental do concelho e de forma a unir as duas linhas de caminho de ferro existentes no território.

“Depois de concluídos os estudos e perante o desafio do Governo – de apresentar um projeto que se candidatasse a fundos comunitários – a Câmara Municipal de Oeiras já entregou, na semana passada, o dossier com toda a informação necessária à Sra. Secretária de Estado da Mobilidade e temos agora condições de lançar procedimento de conceção/construção dentro dos prazos previstos, beneficiando de financiamento europeu”, informou a Vereadora da Mobilidade, Joana Baptista.

O presidente da empresa municipal Parques Tejo, Rui Rei, fez uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos, quer no desenvolvimento de estudos, programa, peças concursais de projeto e obra e estimativa orçamentais, dando conta de que, no primeiro ano de operação, em 2029, estima-se que haja 30 mil viagens diárias, com média de 24 mil passageiros.

Quanto ao investimento previsto, estima-se que em infraestruturas será de cerca de 100 milhões de euros e mais 10 milhões de euros em material circulante, numa operação que será integrada na Carris Metropolitana, num sistema de bilhética comum.

“É um projeto que tem a maturidade necessária para avançar e, mediante a decisão do Governo, avançar com obra em 2026, concluindo-se em 2028 e condições definitivas de arrancar a operacionalização em 2029”, concluiu Rui Rei.

Na discussão da proposta, o executivo sublinhou a importância estratégica deste sistema de transporte para a Área Metropolitana de Lisboa, contribuindo para um melhor serviço de transporte público e mobilidade sustentável.

- PUB -

Os mais lidos

Palácio Anjos inaugura novas exposições

O Palácio Anjos, em Algés, recebe, até ao dia 4 de maio, três novas exposições, da autoria de Sonia Távora, Francisco Vidal e Nature...

Oeiras Education Forum: especialistas debatem desafios e oportunidades no setor educativo

O Presente e Futuro da Educação em Portugal foi o tema central da conferência 'Oeiras Education Forum', que decorreu nesta terça-feira, dia 11 de...

Apresentação do livro ‘Irrequietudes’ na Livraria Municipal Verney

A apresentação do livro ‘Irrequietudes’, de Magnólia dos Santos, decorre neste sábado, dia 15 de março, pelas 14h30, na Livraria Municipal Verney. Magnólia dos Santos...

Oeiras. IST promove evento Famílias Tech: Tecnologia e Criatividade em Família

Março e maio são meses dedicados à celebração da família. O Instituto Superior Técnico apresenta o evento ‘Famílias Tech’, uma iniciativa que terá lugar...

Comentários Recentes