20 C
Oeiras Municipality
Seg 27 Setembro 2021
Inicio Mundo Câmara Lisboa conforma estar disponível para receber refugiados afegãos

Câmara Lisboa conforma estar disponível para receber refugiados afegãos

A Câmara Municipal de Lisboa acaba de anunciar estar disponível, a nível “logístico ou financeiro”, para receber refugiados afegãos. Segundo aquele comunicado, autarquia já terá mesmo confirmado a posição junto do Governo e do presidente do Conselho de Representantes da Rede Internacional de Cidades Refúgio.

O Município liderado por Fernando Medina diz ter “total disponibilidade logística e financeira para a colaboração nestes esforços de apoio ao povo afegão, no contexto de uma resposta europeia que deve ser um exemplo de solidariedade e humanismo”.

Fernando Medina afirma que “esta situação responsabiliza-nos a todos a agir e a tomar medidas para defender aqueles que lutam em todo o mundo pela democracia e pela liberdade, no sentido de convocar todas as ações possíveis para apoiar os afegãos que no seu país apenas encontram um clima de medo e repressão e que procuram uma vida melhor”.

Para o autarca, Lisboa é uma “cidade comprometida com a defesa dos direitos humanos e da liberdade de expressão em todos os cantos do mundo” e, destacando a situação das “mulheres afegãs”, Fernando Medina afirma que se deve ter uma “especial preocupação” e de “caráter de especial urgência daquelas que mais se expuseram no espaço público nos últimos anos”.

Portugal vai assim integrar a operação da União Europeia e da NATO para proteger cidadãos no Afeganistão e está pronto para receber afegãos, como indicou o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, este domingo.

O ministro da Defesa disse à RTP que o Governo está a acompanhar “com grande preocupação” a situação da conquista dos talibãs do Afeganistão.

“O nosso objetivo imediato é apoiar, criar condições para que possam sair do país em segurança os funcionários que trabalharam com a NATO, com a UE, com as Nações Unidas e, nessa matéria, Portugal participará evidentemente num esforço coletivo que se está agora a desenhar”, disse João Gomes Cravinho.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Final da competição nacional de aplicações criadas por jovens decorre na Fundação Calouste Gulbenkian

A Fundação Calouste Gulbenkian volta a ser o palco da grande final da maior competição, realizada em Portugal, pela melhor aplicação criada por jovens...

Programa Viva as Férias de Verão termina com jogo de Golfe

O Viva as Férias chegou ao fim! Para assinalar este dia e fortificar as boas memórias que ao longo dos anos se têm proporcionado a...

Piscinas Municipais da Oeiras Viva EM já estão em funcionamento

As Piscinas Municipais da Oeiras Viva EM, já estão em funcionamento. Faça já a sua inscrição! Consulte a www.oeirasviva.pt para conhecer todas as modalidades e...

Algés. Cleverti tem 50 vagas de emprego 100% remoto para preencher até final do ano

A Cleverti, empresa portuguesa de desenvolvimento e testes de software localizada em Algés, acaba de anunciar o seu crescimento, quer em termos de volume...

Comentários Recentes