8.5 C
Oeiras Municipality
Ter 7 Fevereiro 2023
Inicio Portugal Câmara Municipal de Oeiras aprova moção de agradecimento aos heróis do 25...

Câmara Municipal de Oeiras aprova moção de agradecimento aos heróis do 25 de novembro

A Câmara Municipal de Oeiras aprovou em reunião de câmara, uma moção de agradecimento aos heróis do 25 de Novembro, apresentada pelo Presidente do Executivo, Isaltino Morais, que se transcreve:

“O dia 25 de Abril de 1974 representa, pela sua importância fundadora, e por marcar a rutura com a ditadura opressora do regime do Estado Novo, a data fundamental para construção da Democracia em Portugal. Por isso mesmo, o celebramos, em Oeiras, com uma sessão solene, homenageando, com a dignidade merecida, os heróis que fizeram da madrugada esperada, o dia inicial inteiro e limpo.

Todavia, o golpe do dia 25 de abril de 1974 iniciou, também, um período revolucionário, particularmente a partir de 11 de março de 1975, quando o designado PREC – Processo Revolucionário Em Curso, colocou Portugal em risco de passar de uma ditadura conservadora de direita, para poder cair numa ditadura de esquerda.

Se o Estado Novo era um regime anacrónico fora do seu tempo, que provocou um atraso de décadas ao País, o risco de Portugal continuar a ser governado contra o Povo, ou ignorando-o, foi, então real. Portugal, naqueles meses, esteve à beira de cair numa guerra-civil.

Esse processo revolucionário, teve fim quando, alguns dos que estiveram na génese do 25 de Abril de 1974, muitos deles moradores no Concelho de Oeiras, com a liderança do Grupo dos 9, soube travar, no dia 25 de novembro de 1975, uma tentativa de golpe da esquerda radical, que levaria Portugal de regresso às trevas de outra ditadura.

Portugal seguiu, desde então, um caminho de normalização do regime, e de integração num sistema internacional ditado sobretudo por regras. Integrámos, uma década depois a CEE/UE e, apesar de um atraso que ainda conhecemos, não mais voltamos a correr os riscos que, naquele período, conhecemos.

Esta moção visa, assim, celebrar o processo democratizador português, na sua extensão e nas suas datas fundamentais, que primeiro libertou o nosso Povo da ditadura e que estabeleceu um Estado de Direito Democrático assente no respeito pela vontade popular e no princípio fundamental do respeito pela Dignidade da Pessoa Humana.

Fica agradecimento da Câmara Municipal de Oeiras aos heróis desse dia 25 de Novembro. A data que representa a pedra de fecho, do arco do processo democratizador de Portugal.”

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

700 alunos participaram do Corta-mato de Oeiras

Foi num ambiente de festa que, uma vez mais,  se celebrou o Desporto em contexto escolar, num dia dedicado à modalidade de atletismo. O Corta-mato...

Abertas inscrições para quem pretenda ser família de acolhimento nas Jornadas Mundiais da Juventude

Já se encontram abertas as inscrições para as famílias que pretendam receber os jovens peregrinos que venham participar na JMJ Lisboa 2023. Os jovens que...

NucleOeiras participou no Campeonato Nacional de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) em Braga

No passado fim de semana, 4 e 5 de fevereiro de 2023, realizou-se em Braga os Nacionais de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) da Federação...

A Oeiras Viva E.M. assinala Dia dos Namorados com Concurso de Fotografia

A Oeiras Viva E.M. irá assinalar o dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, com o Concurso de Fotografia. O Concurso teve início no dia...

Comentários Recentes