20.1 C
Oeiras Municipality
Ter 26 Setembro 2023
Inicio Portugal Catorze concelhos de três distritos em perigo máximo de incêndio. Reforço nos...

Catorze concelhos de três distritos em perigo máximo de incêndio. Reforço nos meios de combate a fogos

Catorze concelhos dos distritos de Faro, Portalegre e Santarém apresentam esta segunda-feira um perigo máximo de incêndio rural. Esta segunda-feira arranca também o primeiro reforço, do ano, de meios de combate a fogos.
Em perigo máximo de incêndio estão os concelhos de Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira (Faro), Portalegre, Marvão (Portalegre), Chamusca, Constância, Vila Nova da Barquinha, Tomar e Ferreira do Zêzere (Santarém), informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A enfrentar um perigo muito elevado de incêndio estão cerca de 100 concelhos de Faro, Beja, Lisboa, Coimbra, Leiria, Santarém, Viseu, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Bragança. Em risco elevado de incêndio estão vários concelhos de todos (18) os distritos de Portugal continental.
Este perigo de incêndio vai manter-se elevado, aumentando gradualmente até quarta-feira.
Desde o início do ano, as 2.867 ocorrências de fogo já afetaram 8.321 hectares de espaços rurais.
A partir desta segunda-feira, os meios de combate aos incêndios rurais vão ser reforçados, passando a estar no terreno 10.400 operacionais e 32 meios aéreos, menos dois do que aqueles que estavam previstos inicialmente.
O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para este ano foi apresentado em abril e contabilizava 34 meios aéreos para o período de 15 a 31 de maio, mas para os próximos 15 dias vão estar operacionais 32 aeronaves, segundo avançou à Lusa fonte do Ministério da Administração Interna.

Os operacionais envolvidos no DECIR são elementos pertencentes aos bombeiros voluntários, Força Especial de Proteção Civil, militares da Guarda Nacional Republicana e elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, nomeadamente sapadores florestais e sapadores bombeiros florestais.

Os meios de combate a incêndios voltam a ser reforçados a 01 de junho, mas é entre julho e setembro, conhecida pela fase mais crítica, o período que mobiliza o maior dispositivo, estando este ano ao dispor 13.891 operacionais de 3.084 equipas e 2.990 viaturas, um aumento de 7,5% em relação a 2022.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Substituição do pavimento Avenida dos Combatentes da Grande Guerra

Atendendo ao pedido de vários moradores da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, em Algés, devido ao ruído provocado pela passagem de automóveis sobre...

Inauguração da Ciclovia da Estrada da Medrosa

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, inaugurou este domingo, 24 de setembro, a Ciclovia da Estrada da Medrosa que liga a...

Apresentação novos elétricos da Carris

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, esteve presente na apresentação dos novos elétricos articulados da Carris. A cerimónia, que decorreu na Estação...

‘Ladrão de Casaca’ é o filme da próxima sessão de Masterclass da História do Cinema – Redescobrir Alfred Hitchcock

‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ será o tema das MasterClasses Cinema de 2023, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras. Durante o ano de 2023, as...

Comentários Recentes