14.3 C
Oeiras Municipality
Sex 24 Maio 2024
Inicio Sociedade CERCIOEIRAS assume coordenação do projeto ERASMUS+ All Sustainable - Tod@s Sustentáveis

CERCIOEIRAS assume coordenação do projeto ERASMUS+ All Sustainable – Tod@s Sustentáveis

Em novembro de 2022 a CERCIOEIRAS assumiu a coordenação do projeto ERASMUS+ All Sustainable – Tod@s Sustentáveis, que visa Capacitar as Pessoas com Deficiência Intelectual (PDI) a serem cidadãos ativos e sustentáveis nas suas vidas diárias.

De 42 projetos submetidos à Agência Nacional, no programa Educação de Adultos, apenas 3 projetos tiveram a aprovação final e a CERCIOEIRAS foi a única selecionada com um projeto dedicado à área da Deficiência. O projeto é Co-Financiado pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia e conta com os seguintes parceiros europeus:

  • AMICA (Espanha)
  • ASOC COPAVA COORDINADORA DE RECURSOS DE ATENCIÓN A PERSONAS CON DIVERSIDAD FUNCIONAL INTELECTUAL DE LA COMUNIDAD VALENCIANA  (Espanha)
  • INESC ID – INSTITUTO DE ENGENHARIADE SISTEMAS E COMPUTADORES, INVESTIGACAO E DESENVOLVIMENTO EM LISBOA (Portugal)
  • ASSOCIAZIONE ITALIANA PERL ASSISTENZA AGLI SPASTICI PROVINCIA DI BOLOGNA (Itália)
  • Asociatia Langdon Down Oltenia Centrul Educational Teodora (Roménia)

Para desenvolver a metodologia do projeto já aconteceram dois encontros transnacionais entre os parceiros: o primeiro foi organizado pela CERCIOEIRAS de 20 a 21 de janeiro (em Oeiras); o segundo aconteceu em Bolonha-Itália, nos dias 21 e 22 de junho, organizado pela AIAS. Até ao 2º encontro, os parceiros estão a responder aos seguintes objetivos do projeto: Projetar e desenvolver uma Metodologia de Treino Baseada em Jogos Sérios Digitais para aumentar a aquisição de competências de sustentabilidade das PID e posterior transferência para os seus contextos de vida independente.

Identificar os principais aspetos e ferramentas necessárias para o sucesso da conceção e implementação do SGBTM em ambiente digital, considerando as especificidades de cada país e do público-alvo.

  • Envolver as pessoas dos grupos-alvo num processo de cocriação para a definição do SGBTM.
  • Projetar o SGBTM com base em saídas ou resultados das sessões de cocriação
  • Desenvolver um Guia Metodológico, incluindo toda a informação relevante para a futura implementação do SGBTM em ambiente digital, traduzido para inglês e línguas nacionais

Para tal, foram desenvolvidas 5 sessões de cocriação envolvendo PDI, famílias e profissionais e que abordaram os seguintes temas:

  • Características da sustentabilidade e vida independente;
  • Jogos colaborativos versus jogos competitivos;
  • Narrativa, cenário e personagens em jogos digitais;
  • Regras, dinâmicas, progressão de jogo e elementos de gamificação em jogos digitais;
  • Integração de recursos de acessibilidade cognitiva em jogos digitais.

Foram sessões muito participativas e que auxiliaram para o que a metodologia de treino deve contemplar e em que moldes o jogo digital deve ser desenvolvido, para melhor responder à aprendizagem e capacitação das PDI.

Agora o projeto entra na fase, de desenvolver o Jogo Digital, os materiais de treino para as PDI e os recursos para os profissionais.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Carnaxide e Queijas. Novo site da união de freguesias garante maior interação

Mais eficiente e mais completa. A nova página de internet da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas já pode ser consultada em www.ufcq.pt. Esta...

Livraria Municipal Verney celebra ”Dia de África”

Comemore o Dia de África, com diversas atividades no dia 25 de maio na Livraria Municipal Verney. O dia vai começar com uma sessão de...

Clássicos em Oeiras traz Recital ‘Sonoridades Contrastantes’ no Palácio Marquês de Pombal

O Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, recebe no dia 25 de maio, às 18h, o recital ‘Sonoridades Contrastantes’, pela Orquestra de Câmara de...

CerciOeiras. Ainda se pode inscrever na XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão

No dia 25 de maio, pelas 21h, a CERCIOEIRAS realiza a XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão, pelo Passeio...

Comentários Recentes