O Projeto Notas de Contacto – a OCPsolidária na CERCIOEIRAS e a banda rock 5ª Punkada estiveram no Teatro Unicaja em Salamanca, para um concerto solidário, a favor da Aspace Salamanca, no dia 10 de abril.
Este concerto reuniu em palco, pela segunda vez, os dois projetos amplamente relevantes no sentido da utilização da música como fator importante no desenvolvimento e capacitação de pessoas com deficiência intelectual e paralisia cerebral.
Para este concerto foi criada uma obra original, com ambientes diversificados a partir da exploração e manipulação do material sonoro, que vão desde o som mais simples, individual e introspetivo, até uma explosão de energia vocal e instrumental conjunta.
O espetáculo combinou diferentes instrumentos, como flauta, clarinete, contrabaixo, percussão, teclas, guitarra elétrica e baixo que, progressivamente, vão ganhando expressão até à pulsação dos ritmos do rock, com mistura de improvisação, tecnologia, partituras ao vivo ou canto idealizado e implementado por todos os membros do grupo.
O Projeto Notas de Contacto – OCP Solidária na CERCIOEIRAS e os 5ª Punkada vão andar em digressão pelo país. Os próximos concertos serão em Coimbra e em Guimarães. Em Coimbra vão subir ao palco do Teatrão – Oficina Municipal de Teatro, no dia 8 de junho. No dia 1 de outubro vão estar na “A Oficina” em Guimarães.
Mais sobre o Projeto Notas de Contacto – OCP Solidária na CERCIOEIRAS
O projeto, promovido pela Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP), nasceu em 2009 com o objetivo de desenvolver ações e atividades musicais destinadas a potenciar as capacidades das pessoas com deficiência intelectual, promovendo a qualidade de vida e a integração nos seus contextos de vida.
Com objetivos específicos estabelecidos para cada ano, para 2022 pretende-se internacionalizar o projeto, estabelecer novas parcerias, nacionais e internacionais, e realizar concertos, dentro e fora do país.
Sobre os 5ª Punkada
Os 5ª Punkada são uma banda que, utilizando instrumentos convencionais e outros adaptados, compõe e interpreta músicas originais e tem sonhos comuns a muitas outras bandas: gravar um álbum ou fazer uma digressão. O grupo nasceu no seio da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra.