15.9 C
Oeiras Municipality
Sex 19 Abril 2024
Inicio Sociedade Cessar-fogo anunciado por Vladimir Putin já está em vigor

Cessar-fogo anunciado por Vladimir Putin já está em vigor

O  cessar-fogo ordenado pelo presidente russo, Vladimir Putin, para os dias 6 e 7 de janeiro, datas marcadas pelas celebrações do Natal ortodoxo, começou esta sexta-feira, pelas 9h00.

A notícia do cessar-fogo foi anunciada por comunicado do Kremlin e surge após um pedido patriarca da Igreja Ortodoxa russa, Kirill, de um cessar-fogo no conflito com a Ucrânia que permitisse assinalar as festividades do Natal ortodoxo, que decorrem esta sexta-feira e sábado.

“Tendo em conta o apelo de Sua Santidade, o Patriarca Kirill, encarrego o Ministro da Defesa da Federação Russa de introduzir um regime de cessar-fogo na Ucrânia a partir das 12h00 do dia 6 de janeiro de 2023 até às 24h00 do dia 7 de janeiro de 2023”, decreta o comunicado da ordem.

Putin indicou que “um grande número de cidadãos que professam a religião ortodoxa vivem em zonas de combate”.

“Apelamos ao lado ucraniano para que declare um cessar-fogo e lhes dê a oportunidade de irem à igreja na véspera de Natal, bem como no dia da Natividade”, disse ainda Putin na ordem dirigida ao ministro da Defesa, Serguei Shoigu, publicada na página de internet do Kremlin.

Também esta quinta-feira, o presidente turco, Erdogan, pediu ao presidente russo, que “apelos de paz e negociações deviam ser suportados por um cessar-fogo unilateral”.

Após a ordem de Putin, a Ucrânia reagiu através de Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente Zelensky, que defendeu que a “trégua temporária” só pode ocorrer quando as tropas russas retirarem as tropas russas dos territórios ocupados. Ainda, sobre o apelo feito por Kirill, Podolyak já o tinha descrito como “uma armadilha” e “propaganda”.

O patriarca Cirilo tinha apelado hoje aos beligerantes “no conflito fratricida para os convocar a estabelecer um cessar-fogo e selar uma trégua de Natal das 12:00 de 06 de janeiro às 00:00 de 07 de janeiro para que a população ortodoxa possa ir à missa na véspera de Natal e no dia do nascimento de Jesus Cristo”.

Anteriormente, o governo ucraniano já havia rejeitado a ideia de um cessar-fogo, sustentando que Moscovo pretenderia cimentar os seus ganhos territoriais, com regiões ilegalmente anexadas durante o quase 11 meses do conflito, enquanto Kiev pretende libertar todas as regiões tomadas pelas tropas russas.

Erdogan também falou com Zelensky, e o presidente ucraniano indicou que discutiu com o homólogo turco “a cooperação de segurança bilateral e questões de segurança nuclear”, e neste ponto em particular a situação na central nuclear ucraniana de Zaporijia, sob ocupação russa.

“Também conversamos sobre a troca de prisioneiros de guerra com a mediação turca, o desenvolvimento do acordo de cereais e agradecemos a disposição de Turquia em participar da implementação de nossa Fórmula da Paz”, adiantou o Presidente.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

19 parques caninos do Concelho de Oeiras limpos diariamente

Os 19 parques caninos localizados por todo o concelho de Oeiras são mantidos e limpos diariamente. Após alerta de existência de matérias perigosas para os...

Caminhada Comemorativa do 25 de abril pelos caminhos e trilhos de Barcarena

A Junta de Freguesia de Barcarena organiza no próximo dia 𝟮𝟰 𝗱𝗲 𝗮𝗯𝗿𝗶𝗹, mais uma edição da 𝗖𝗮𝗺𝗶𝗻𝗵𝗮𝗱𝗮 𝗖𝗼𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗱𝗼 𝟮𝟱 𝗱𝗲 𝗮𝗯𝗿𝗶𝗹, uma...

‘Festa Jovem da Linha 2024’ no Complexo Desportivo Carlos Queiroz

É já no dia 21 de abril que o Complexo Desportivo Carlos Queiroz vai receber a ‘Festa Jovem da Linha 2024’. Este é um evento...

Este domingo há ‘Xadrez na Fábrica da Pólvora’

‘Xadrez na Fábrica da Pólvora’ regressa à Fábrica da Pólvora no próximo dia 21 de abril! A iniciativa, organizada pela Academia de Xadrez de Portugal,...

Comentários Recentes