15.3 C
Oeiras Municipality
Sex 19 Abril 2024
Inicio Economia CGTP-IN assume posição crítica relativamente ao Orçamento de Estado

CGTP-IN assume posição crítica relativamente ao Orçamento de Estado

A CGTP-IN analisou a proposta de Orçamento de Estado, assumindo uma posição crítica relativamente à proposta, mas reconhecendo que o documento contém “algumas medidas que, de forma muito insuficiente, vêm ao encontro de reivindicações da CGTP-IN”, como por exemplo o aumento dos salários dos trabalhadores da Administração Pública e relativamente ao aumento das pensões e reduzida nas que abrange, para além de manter o valor do IAS.

“A melhoria dos salários é determinante para dinamizar a economia tanto no setor privado como na Administração Pública, onde não houve aumentos desde 2009 com uma perda de 12,1% de poder de compra entre 2010 e 2019”, defendeu a CGTP, considerando que em 2020 “houve uma irrisória atualização de apenas 0,3%”, cita o ECO.

A CGTP lembrou ainda a precariedade na função pública avançando a existência de mais de 80 mil trabalhadores com contratos a prazo (11,4% do total) e 16,7 mil prestações de serviços.

Como tal, este sindicato propôs “a eliminação de todas as formas de precariedade e a abertura de procedimentos concursais que garantam a estabilidade de emprego; a imediata conclusão do PREVPAP e a integração de todos os trabalhadores dele excluídos bem como dos admitidos com recurso a vínculos precários depois do programa”.

A CGTP-IN voltou a reivindicar que nas empresas apoiadas se garanta a totalidade dos salários, a não concessão indiscriminada de apoios com base apenas em quebras de facturação e a proibição de despedimentos.

A CGTP exigiu “a renegociação de todas as Parcerias Publico Privadas e a não celebração de qualquer novo contrato, uma vez que estas parcerias se traduzem numa assunção dos prejuízos pelo Estado e a garantia de lucros aos privados”.

No plano fiscal, a Inter considerou que se continua a adiar a tributação dos rendimentos de capital e a não aliviar os que têm origem no trabalho, com a não introdução de mais escalões no IRS. A melhoria da proteção no desemprego e dos apoios à infância e aos idosos são outras das reivindicações que se traduzem em propostas no documento emitido pela central.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

19 parques caninos do Concelho de Oeiras limpos diariamente

Os 19 parques caninos localizados por todo o concelho de Oeiras são mantidos e limpos diariamente. Após alerta de existência de matérias perigosas para os...

Caminhada Comemorativa do 25 de abril pelos caminhos e trilhos de Barcarena

A Junta de Freguesia de Barcarena organiza no próximo dia 𝟮𝟰 𝗱𝗲 𝗮𝗯𝗿𝗶𝗹, mais uma edição da 𝗖𝗮𝗺𝗶𝗻𝗵𝗮𝗱𝗮 𝗖𝗼𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗱𝗼 𝟮𝟱 𝗱𝗲 𝗮𝗯𝗿𝗶𝗹, uma...

‘Festa Jovem da Linha 2024’ no Complexo Desportivo Carlos Queiroz

É já no dia 21 de abril que o Complexo Desportivo Carlos Queiroz vai receber a ‘Festa Jovem da Linha 2024’. Este é um evento...

Este domingo há ‘Xadrez na Fábrica da Pólvora’

‘Xadrez na Fábrica da Pólvora’ regressa à Fábrica da Pólvora no próximo dia 21 de abril! A iniciativa, organizada pela Academia de Xadrez de Portugal,...

Comentários Recentes