14.3 C
Oeiras Municipality
Sex 24 Maio 2024
Inicio Entretenimento Cultura Ciclo de Masterclasses ''O Enigma de Sophia'' traz tema ''Sophia foi afirmativa?''

Ciclo de Masterclasses ”O Enigma de Sophia” traz tema ”Sophia foi afirmativa?”

Ciclo de Masterclasses dedicado a Sophia de Mello Breyner Andresen, com mais uma sessão para responder à questão: Sophia foi afirmativa?

Depois de dois Ciclos de Masterclasses dedicados a Fernando Pessoa e Luís Vaz de Camões é agora a vez de Sophia de Mello Breyner Andresen, uma das maiores poetas do século XX, que formou e continuará a formar leitores, pensadores e escritores, através da simplicidade da sua palavra poética que diz, ao mesmo tempo, a profundidade da vida.

Sophia de Mello Breyner, a quem, durante o ano em curso, é dirigido um programa de comemorações alusivo ao seu nascimento, um pouco por todo o país, é considerada, de facto, uma das maiores poetas do século XX, cuja obra continua a encantar e a influenciar gerações. Musa da vida e da liberdade faz parte de uma geração de mulheres extraordinárias para a construção da democracia, com lutas e conquistas importantes, pelo poder da palavra, cada um à sua maneira.

Na próxima quarta, dia 2 de outubro, às 21h30, continuará o Ciclo de Masterclasses dedicado a Sophia de Mello Breyner Andresen, com mais uma sessão para responder à questão: Sophia foi afirmativa? Rita Loureiro vai tentar esclarecer a questão.

Aqui no sentido de afirmação da vida, convicção, da sua célebre frase “eu amo o meu destino” e que nada mudaria, apesar de tudo. Uma poeta de compromisso com a sua arte e ofício: o nomear do mundo e das coisas pelas palavras, o ofício da reconstrução do mundo através da página em branco, o lado interventivo, político, assertivo da sua palavra poética.

Existem várias Sophias, mas todas são contaminadas por esta atitude de enfrentar a vida, de a dizer. Essa é também a tarefa do diseur. Pela voz de Rita Loureiro, atriz, declamadora, com um percurso artístico e profissional que dispensa apresentações.

Entrada livre sujeita à lotação da sala.

INFORMAÇÕES
tel. 214 406 330 | ana.jardim@cm-oeiras.pt

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Carnaxide e Queijas. Novo site da união de freguesias garante maior interação

Mais eficiente e mais completa. A nova página de internet da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas já pode ser consultada em www.ufcq.pt. Esta...

Livraria Municipal Verney celebra ”Dia de África”

Comemore o Dia de África, com diversas atividades no dia 25 de maio na Livraria Municipal Verney. O dia vai começar com uma sessão de...

Clássicos em Oeiras traz Recital ‘Sonoridades Contrastantes’ no Palácio Marquês de Pombal

O Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, recebe no dia 25 de maio, às 18h, o recital ‘Sonoridades Contrastantes’, pela Orquestra de Câmara de...

CerciOeiras. Ainda se pode inscrever na XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão

No dia 25 de maio, pelas 21h, a CERCIOEIRAS realiza a XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão, pelo Passeio...

Comentários Recentes