11.4 C
Oeiras Municipality
Qua 30 Novembro 2022
Inicio Entretenimento Cultura Ciclo de Masterclasses ''O Enigma de Sophia'' traz tema ''Sophia foi afirmativa?''

Ciclo de Masterclasses ”O Enigma de Sophia” traz tema ”Sophia foi afirmativa?”

Ciclo de Masterclasses dedicado a Sophia de Mello Breyner Andresen, com mais uma sessão para responder à questão: Sophia foi afirmativa?

Depois de dois Ciclos de Masterclasses dedicados a Fernando Pessoa e Luís Vaz de Camões é agora a vez de Sophia de Mello Breyner Andresen, uma das maiores poetas do século XX, que formou e continuará a formar leitores, pensadores e escritores, através da simplicidade da sua palavra poética que diz, ao mesmo tempo, a profundidade da vida.

Sophia de Mello Breyner, a quem, durante o ano em curso, é dirigido um programa de comemorações alusivo ao seu nascimento, um pouco por todo o país, é considerada, de facto, uma das maiores poetas do século XX, cuja obra continua a encantar e a influenciar gerações. Musa da vida e da liberdade faz parte de uma geração de mulheres extraordinárias para a construção da democracia, com lutas e conquistas importantes, pelo poder da palavra, cada um à sua maneira.

Na próxima quarta, dia 2 de outubro, às 21h30, continuará o Ciclo de Masterclasses dedicado a Sophia de Mello Breyner Andresen, com mais uma sessão para responder à questão: Sophia foi afirmativa? Rita Loureiro vai tentar esclarecer a questão.

Aqui no sentido de afirmação da vida, convicção, da sua célebre frase “eu amo o meu destino” e que nada mudaria, apesar de tudo. Uma poeta de compromisso com a sua arte e ofício: o nomear do mundo e das coisas pelas palavras, o ofício da reconstrução do mundo através da página em branco, o lado interventivo, político, assertivo da sua palavra poética.

Existem várias Sophias, mas todas são contaminadas por esta atitude de enfrentar a vida, de a dizer. Essa é também a tarefa do diseur. Pela voz de Rita Loureiro, atriz, declamadora, com um percurso artístico e profissional que dispensa apresentações.

Entrada livre sujeita à lotação da sala.

INFORMAÇÕES
tel. 214 406 330 | ana.jardim@cm-oeiras.pt

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Dia internacional da Cidade Educadora

Hoje, 30 de novembro, celebra-se o Dia internacional da Cidade Educadora, que na edição de 2022 tem como lema ‘A Cidade Educadora, cidade de...

PHC Software eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo terceiro ano consecutivo

Pelo terceiro ano consecutivo, a PHC Software é eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal. Mais um passo decisivo para continuar a inspirar...

IDLES confirmados no Palco NOS da 15ª edição do NOS Alive

IDLES são a primeira confirmação para o dia 7 de julho, no Palco NOS, da 15ª edição do NOS Alive. Desde o lançamento do seu primeiro álbum, Brutalism, em 5 anos a...

2ª Milha de Queijas corre-se a 1 de dezembro

Em 2022 o Grupo Musical 1º de Dezembro de Queijas, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, irá promover, pela segunda vez, a...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz