18.1 C
Oeiras Municipality
Dom 10 Dezembro 2023
Inicio Entretenimento Cultura Ciclo de Masterclasses ''O Enigma de Sophia'' traz tema ''Sophia foi afirmativa?''

Ciclo de Masterclasses ”O Enigma de Sophia” traz tema ”Sophia foi afirmativa?”

Ciclo de Masterclasses dedicado a Sophia de Mello Breyner Andresen, com mais uma sessão para responder à questão: Sophia foi afirmativa?

Depois de dois Ciclos de Masterclasses dedicados a Fernando Pessoa e Luís Vaz de Camões é agora a vez de Sophia de Mello Breyner Andresen, uma das maiores poetas do século XX, que formou e continuará a formar leitores, pensadores e escritores, através da simplicidade da sua palavra poética que diz, ao mesmo tempo, a profundidade da vida.

Sophia de Mello Breyner, a quem, durante o ano em curso, é dirigido um programa de comemorações alusivo ao seu nascimento, um pouco por todo o país, é considerada, de facto, uma das maiores poetas do século XX, cuja obra continua a encantar e a influenciar gerações. Musa da vida e da liberdade faz parte de uma geração de mulheres extraordinárias para a construção da democracia, com lutas e conquistas importantes, pelo poder da palavra, cada um à sua maneira.

Na próxima quarta, dia 2 de outubro, às 21h30, continuará o Ciclo de Masterclasses dedicado a Sophia de Mello Breyner Andresen, com mais uma sessão para responder à questão: Sophia foi afirmativa? Rita Loureiro vai tentar esclarecer a questão.

Aqui no sentido de afirmação da vida, convicção, da sua célebre frase “eu amo o meu destino” e que nada mudaria, apesar de tudo. Uma poeta de compromisso com a sua arte e ofício: o nomear do mundo e das coisas pelas palavras, o ofício da reconstrução do mundo através da página em branco, o lado interventivo, político, assertivo da sua palavra poética.

Existem várias Sophias, mas todas são contaminadas por esta atitude de enfrentar a vida, de a dizer. Essa é também a tarefa do diseur. Pela voz de Rita Loureiro, atriz, declamadora, com um percurso artístico e profissional que dispensa apresentações.

Entrada livre sujeita à lotação da sala.

INFORMAÇÕES
tel. 214 406 330 | ana.jardim@cm-oeiras.pt

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Espetáculo ”Até sempre, Gardel” no Templo da Poesia

‘Até sempre, Gardel’ é um espetáculo vivido na primeira pessoa, inspirado na vida e na obra desta incontornável figura da música, do Tango, e...

Natal no Palácio Encantado – Edição Especial Sénior

O ‘Natal no Palácio Encantado’ irá ter um dia inteiramente dedicado aos mais velhos. A ‘Edição Especial Sénior’ irá decorrer no dia 11 de dezembro,...

Apresentação do livro ‘Coletânea Poética’ na Livraria Verney

A apresentação do livro 'Coletânea Poética', de Beatriz Baptista, terá lugar no próximo dia 9 de dezembro, às 15h, na Livraria Municipal Verney. ‘Coletânea Poética’...

Rios Urbanos: Políticas ambientais de Oeiras em destaque em documentário da RTP Play

O Município de Oeiras tem desenvolvido nas últimas décadas, diversos trabalhos com o objetivo de devolver as linhas de água ao usufruto da população....

Comentários Recentes