Decorreu, no passado sábado 7 de setembro, a IV e última etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar 2024. Num dia memorável para o clube Oeirense, Vila do Conde vestiu-se pelo segundo ano consecutivo de azul e amarelo na hora de levantar a taça dos Campeões, quer da etapa quer da classificação geral final do campeonato.
Duas embarcações do CMCS sagraram-se campeãs nacionais, uma vice-campeã e duas terminaram o campeonato na terceira posição.
No passado sábado, dia 7 de setembro de 2024, Vila do Conde recebeu pelo segundo ano consecutivo a IV e última etapa do Campeonato Nacional de Mar. O Clube do Mar Costa do Sol – CMCS, campeão em título, partiu em primeiro lugar nesta etapa, após vitórias nas primeiras duas etapas – em Portimão e na ilha Terceira – e o 2º lugar na 3ª etapa – no litoral alentejano.
Com o foco no Bi-campeonato, a comitiva Oeirense composta por 18 atletas só necessitava de terminar a etapa na 5ª posição, mas mostrou quem comanda as águas do Norte vencendo de forma brilhante a prova e carimbando mais um título de Campeão Nacional de Canoagem de Mar, o segundo consecutivo!
Sara Sotero, como nas demais etapas, voltou a triunfar no derradeiro desafio, alcançando o ouro na etapa e o renovando o seu mais que merecido título de Campeã Nacional de Mar 2024 em SS1 Sénior Feminino.
A embarcação OC6, composta por Bruno Raposo de Almeida/Danielle Pires/Anderson Silva Luana Padilha e Silva/Fabiana Perrone/Rafael Carneiro, mesmo não participando da última etapa, conquistou igualmente o primeiro ligar da classificação geral final, sagrando–se Campeã Nacional de Canoagem de Mar 2024.
Sara Faria (SS1 Sénior Feminino) sagrou–se Vice–campeã Nacional de Mar 2024 na Subcategoria de sub23, após conquistar a medalha de bronze na etapa na mesma subcategoria.
A dupla Margarida Gaspar/Afonso Gaspar (SS2 Absoluto Misto) terminou a IV etapa na 3ª posição, repetindo o bronze das etapas anteriores, concluindo a classificação geral final na mesma posição.
Francisco Dias (SS1 Sénior Masculino) conquistou o 3º lugar do pódio na etapa nortenha, na subcategoria de Sub23, alcançando a mesma posição na classificação do Campeonato, na mesma categoria. Foi 5º na classificação geral final do escalão Sénior, muito próximo do pódio.
Os restantes atletas do CMCS obtiveram as seguintes classificações:
SS1 Sénior Masculino (Classificação Final; Classificação Etapa)
João Santos – 6º
João Alves da Silva – 7º; 7º
Tomé Hamard – 12º; 12º
Henrique Marcelino – 13º; 25º
Bruno Pires – 27º; 28º
Gabriel Pires – 32º; 17º
André Lopo – 35º; 29º
SS1 Júnior Masculino (CF; CE)
André Sancho – 5º; 7º
Francisco Almeida – 8º; 13º
SS2 Sénior Masculino (CF)
João Roboredo/Pedro Brito – 7º
V1 Absoluto Masculino (CF; CE)
Carlos Neto – 8º; 8º
Bruno Raposo de Almeida – 9º; 9º
Thiago Neri – 11º; 10º
Com orgulho a Presidente do CMCS, Vanina Chantal, ressalvou que “A nossa equipa de Canoagem de Mar revalida com orgulho o título de Campeões Nacionais! Este feito é o resultado de muita resiliência, espírito de equipa e uma união inabalável que nos caracteriza. Cada treino, cada etapa foram desafios superados e fruto do empenho e da dedicação de tod@s. Juntos, mostramos que, com foco e determinação, somos imparáveis! Parabéns, todos contam e contamos com todos!”