Decorreu, no passado sábado, 30 de abril, a primeira etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar 2022, onde estiveram presentes mais de 250 atletas divididos pelas diferentes embarcações e escalões desta especialidade, tendo o CMCS obtido a terceira posição da classificação coletiva de clubes.
A primeira etapa de quatro que compõe o campeonato nacional de mar na presente época 2022, decorreu em Lagoa, no Algarve. Entre 21 clubes participantes das diferentes regiões do país e ilhas, o Clube do Mar Costa do Sol-CMCS obteve o terceiro lugar do pódio, fruto do esforço e empenho de todos os seus atletas, que nas diferentes categorias em que participaram conseguiram pontuar, permitindo ao Clube Oeirense alcançar o pódio da classificação geral de clubes nesta primeira etapa do campeonato nacional de mar.
Representado por 19 atletas, o CMCS destacou-se na categoria SS1 Júnior, com o atleta Francisco Dias a vencer a prova, numa clara recompensa do seu trabalho e dedicação nesta vertente da Canoagem. Na mesma categoria, João Alves da Silva fechou o pódio, com um brilhante terceiro lugar.
As atletas Tatiana Costa (SS1 Sénior Feminino) e Catarina Moreno (SS1 Júnior Feminino) também alcançaram o pódio, com dois terceiros lugares nas suas categorias.
Outro grande destaque do Clube Oeirense foi o seu treinador Henrique Marcelino que, embora sendo Master B, decidiu competir no escalão Sénior e terminou a prova na 11ª posição deste escalão.
Os restantes atletas do Clube do Mar Costa do Sol obtiveram as seguintes classificações: SS1 Sénior – Gabriel Pires, 17º; Miguel Toscano, 43º; e Gonçalo Canhoto, 44º;
SS1 Júnior – Bruno Pires, 12º; João Roboredo, 13º; SS1 Master B – José Fernandes, 11º;
SS2 Sénior – Tomé Hamard / André Lopo, 5°; Manuel Andrade / Afonso Ferreira, 14°;
SS2 Júnior – André Sancho / Pedro Brito, 6°;
SS2 Absoluto Misto – Rafael Faria / Margarida Gaspar, 4°.
O CMCS envolveu-se em força na preparação e participação na primeira etapa do Campeonato Nacional, tendo mobilizado os seus três treinadores no esforço conjunto rumo ao pódio: Henrique Marcelino, Rafael Faria e Miguel Toscano.