16.1 C
Oeiras Municipality
Ter 26 Outubro 2021
Inicio Entretenimento Cultura Concerto para uma Árvore + 7 Poemas para um Mundo Novo na...

Concerto para uma Árvore + 7 Poemas para um Mundo Novo na Fábrica da Pólvora

A Fábrica da Pólvora de Barcarena vai ser palco do Concerto para uma Árvore + 7 Poemas para um Mundo Novo, com criação e interpretação de Fernando Mota, no dia 10 de outubro, a partir das 17H00. A entrada é gratuita.

 

Concerto para uma Árvore marca o início de uma pesquisa à volta de objetos sonoros e instrumentos musicais experimentais criados a partir de árvores e outros materiais naturais.

O instrumento Hárvore foi criado a partir de um carvalho cortado numa limpeza de terrenos na Serra de Montemuro em Fevereiro de 2020. Durante a quarentena esta pequena árvore foi-se lentamente transformando num instrumento musical, com cordas esticadas entre os seus ramos e sinos em lugar de flores. É tocado com as mãos, pauzinhos chineses, arco de violino, powerball, slide, pedras e troncos.

Este e outros instrumentos desta pesquisa, como a Ramira e a Birdcage, fazem parte de um concerto que é a primeira paragem de um caminho que se adivinha longo e que englobará outras ramificações como os sistemas de comunicação e simbiose entre plantas e árvores e a pesquisa poética sobre a velhice e a memória.

 

7 Poemas para um Mundo Novo consiste num conjunto de sete pequenos filmes (3 a 5 minutos) inspirados pela recente pandemia global, pela nossa relação com o nosso planeta e a natureza, e pela pesquisa e criação de instrumentos musicais experimentais a partir de árvores, ramos e outros materiais naturais.

Cada um dos filmes mostra um destes instrumentos tocados por Fernando Mota em locais ao ar livre que simbolizam os vários elementos naturais: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Nalguns é a própria Natureza que é “tocada”, experimentando novas formas de produzir som musical.

Para cada filme pedimos a um autor português que escrevesse um poema partindo da sua reflexão sobre o período de quarentena e o Mundo que sonha ou que teme que aí venha, uma mensagem de esperança ou de revolta, um manifesto para um Mundo Novo. E convidámos sete atores para ler estes poemas de Andreia C. Faria, António Barahona, Joana Bértholo, José Luís Peixoto, Marcos Foz, Vasco Gato e de Mário Cesariny.

 

Inscrições: 210 977 422/3/4 ou 910 076 023

Email: fabricadapolvora@oeiras.pt

 

 

Criação e Interpretação: Fernando Mota www.fernandomota.com

 

Produção e Coordenação: Violeta Mandillo

 

Fotografia: Mário Melo Costa

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Aerlis promove Curso: Organização de eventos nacionais e internacionais

A Aerlis vai realizar o Curso ''Organização de eventos nacionais e internacionais'', já a partir do próximo dia 26 de outubro de 2021, em...

SIMAS promovem 2ª edição do Ciclo de Debates sobre Inovação e Sustentabilidade

Os SIMAS de Oeiras e Amadora promovem a 2ª edição do Ciclo de Debates sobre Inovação e Sustentabilidade, que ocorrerá dia...

”A Queda da Casa Usher” em exibição no Ciclo de Masterclasses ”Filmes que eu Amo”

Por causa da pandemia, esta continua a ser a terceira temporada de uma masterclass a que com o título “Filmes que eu Amo”. Aos soluços....

Ciclo de Tertúlias da Orquestra de Câmara Portuguesa abre com o Presidente Isaltino Morais

A Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) inaugura no dia 27 de outubro um Ciclo de Tertúlias a decorrer. "Oeiras | Inovação e Cultura" é o tema...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz