O Concurso Piano de Oeiras (CPO), que se realizará em formato on-line, será transmitido, nos dias de 26 a 28 de junho, através das diversas plataformas digitais do Município de Oeiras e do CPO.
Este Concurso, que se previa ter lugar no Parque dos Poetas, é organizado pela Associação CulturXis com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, tendo estas entidades optado pela sua realização em formato digital para garantir a segurança e o conforto de todos os participantes e de quem os acompanha. Uma prática que está acontecer em muitos concursos a nível mundial e de acesso ao ensino superior do nosso País.
As gravações das provas serão depois transmitidas online, nas datas previstas da realização do evento.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Oeiras adianta que ”O CPO assume-se como o palco do trabalho desenvolvido por jovens pianistas, numa oportunidade de apresentarem o trabalho desenvolvido perante um Júri diversificado entre docentes/concertistas de referência nacional e internacional”.
A Edição 2020 do CPO assume-se como parte integrante na formação dos estudantes de piano, uma meta e valorização do trabalho desenvolvido por professores e alunos, especialmente, quando escasseiam oportunidades de performance, nesta reta final do ano letivo.
Para marcar o arranque da edição deste ano, o pianista Jeffrey Swann (E. U. A.), que também integra o Júri do II Concurso de Piano de Oeiras, dará um recital com obras de Chopin, Liszt e Debussy, dia 26 de Junho, às 21H00, nas redes sociais da organização.
“Pelo excecional panorama que vivemos, a organização reitera a convicção de proporcionar uma experiência adaptada à realidade atípica, e, enfatiza a relevância do estímulo ao estudo dos alunos que se encontram em casa, bem como o objetivo de se apresentarem a uma prova, independentemente do seu formato”, adianta o comunicado.