Esta confirmado o sexto caso de infeção pelo novo coronavírus COVID-19. Trata-se de uma mulher, na casa dos 40 a 49 anos, que está internada em Lisboa, e que regressou de viagem de Itália, onde foi infetada. Esta confirmação eleva para seis o número total de diagnósticos, segundo o último balanço da Direção-Geral de Saúde.
Este é já o sexto caso de infeção pelo COVID-19 em Portugal. O quinto foi confirmado esta manhã, no Porto. É um homem de 44 anos que esteve recentemente em Itália. Está internado no Hospital de São João.
Este caso obrigou à suspensão das aulas na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), também no Porto, onde o homem infetado é professor. Há dezenas de alunos em isolamento social.
Os dois casos de hoje juntam-se aos quatro confirmados esta semana: dois homens na terça-feira, um em Lisboa e outro Porto, e dois na segunda-feira, ambos no Porto.
Dos seis casos, quatro tiveram origem em cidadãos provenientes de Itália (três) e de Espanha e há dois casos com ligação a caso confirmado.
Desde terça-feira há mais 16 casos suspeitos, num total de 117 casos suspeitos desde janeiro deste ano.
A Direção-Geral da Saúde, que tem um microsite com múltiplas informações sobre a doença, recomenda como principais medidas de prevenção a frequente lavagem de mãos. Em caso de possível contágio, a indicação é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de saúde.