Em dezembro de 2023, a Rede Portuguesa de Ciência Cidadã foi formalmente estabelecida. Esta entidade tem desempenhado um papel crucial na promoção da ciência cidadã em território nacional, destacando-se através da organização de eventos significativos, como o Encontro Nacional de Ciência Cidadã.
Neste evento, diversos projetos do programa Ciência + Cidadã, desenvolvidos por investigadores e colaboradores do ITQB NOVA, Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e Município de Oeiras, foram apresentados, como é o caso da criação de estações de baixo custo para monitorizar a qualidade do ar em escolas, no âmbito do projeto “Árvore de Carbono”
O Programa Ciência + Cidadã lançou as suas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) a 24 de janeiro, no Dia Internacional da Educação. O “Ciência + Cidadã” é um programa inovador de cidadania ativa, desenvolvido em parceria entre o ITQB NOVA, o IGC e o Município de Oeiras, alinhado com a estratégia municipal “Ciência Aberta a Oeiras”.
Destaca-se também o projeto “Oeiras Experimenta”, que já promoveu diversas atividades como a visita participativa à Quinta de Cima do Marquês de Pombal, para assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica. O grupo, de aproximadamente 50 pessoas, participou na sementeira de favas, conversou com cientistas do ITQB NOVA e colaboradores do Município de Oeiras, e teve a oportunidade de degustar os conhecidos pastéis de chícharo e bolos de sorgo e arroz dos piqueniques do “Oeiras Experimenta”. Este projeto investiga os impactos das alterações climáticas nas culturas urbanas, além de um estudo sobre microbioma em abelhas, com a participação ativa dos cidadãos.
Saiba mais sobre a Rede Portugusa de Ciência Cidadã em: