A IMPETUS pretende apoiar e dar reconhecimento à ciência cidadã através do acesso ao financiamento inovador às várias iniciativas, aproximando esta temática à sociedade e aos decisores políticos.
Maria João Leão foi recentemente eleita membro do “IMPETUS Citizen Panel” – o projeto que tem como objetivo reconhecer e possibilitar iniciativas de ciência cidadã na Europa.
A iniciativa visa aumentar o impacto que a ciência cidadã tem em políticas, principalmente no que diz respeito aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A IMPETUS pretende apoiar e dar reconhecimento à ciência cidadã através do acesso ao financiamento inovador às várias iniciativas, aproximando esta temática à sociedade e aos decisores políticos. O projeto destaca ainda o compromisso com o Acordo Verde Europeu e os ODS da ONU.
Os membros do “IMPETUS Citizen Panel” têm como missão definir os desafios para acelerar o IMPETUS, serem embaixadores da iniciativa e nomearem projetos e um membro do júri do Prémio da União Europeia para a ciência cidadã.
Atualmente, Maria João Leão é coordenadora do Programa Ciência + Cidadã, resultado de uma parceria entre o Instituto Gulbenkian da Ciência, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier e o Município de Oeiras.
A Ciência cidadã é a participação pública “em atividades de investigação científica, quando os cidadãos contribuem ativamente para a ciência, seja através do seu esforço intelectual ou conhecimento local, ou com as suas ferramentas e recursos” (Comissão Europeia, 2014).