8.5 C
Oeiras Municipality
Ter 7 Fevereiro 2023
Inicio Saúde CoronaVirus Covid-19. Apenas 8% da população elegível foi vacinada com a 4ª dose

Covid-19. Apenas 8% da população elegível foi vacinada com a 4ª dose

Apenas 8% da população elegível foi vacinada com a quarta dose de reforço contra a Covid-19, fisou esta quinta-feira o coordenador do Núcleo de Apoio ao Ministério da Saúde, coronel Penha Gonçalves.

O coronel Penha Gonçalves sustentou que, apesar da “baixa adesão”, a campanha “está a ganhar a velocidade de cruzeiro que se pretende”. “Os picos vão aparecer e é preciso prevenir agora, em dezembro será muito tarde”, frisou .

Segundo adianta o Diário de Notícias, são elegíveis cidadãos com 60 ou mais anos, pessoas com outras patologias, independentemente da idade, e profissionais de risco.“Pretendemos oferecer a todas as pessoas acima dos 60 anos e às que integram os grupos de risco a oportunidade de serem vacinadas contra a covid antes do Natal, o que perfaz um grupo de três milhões”, explicou o responsável.

Segundo o coronel Penha Gonçalves, houve um grande esforço para se começar mais cedo a proteção da população, com vacinas adaptadas às novas variantes, já que em Portugal há sempre um pico ligeiro em novembro, antes do Natal, e depois outro mais forte em janeiro e fevereiro. “E é agora que temos de ganhar proteção para esse horizonte temporal. Por isso, é muito importante que as pessoas percebam que este é o momento de se vacinarem – e não de adiarem este processo”, revelou.

“O nosso objetivo é conseguir vacinar cerca de 30 mil pessoas por dia e isso já começou a acontecer esta semana”, frisou. O responsável lembra que “o vírus da Covid-19, e o da gripe também, continuam a circular na comunidade, não se foram embora. E a melhor maneira para se conviver com eles e tentar-se ter uma vida o mais normal possível é aderir à vacinação. Esta é a grande arma de proteção que continuamos a ter”.

“É provável que os picos de infeções voltem a acontecer e a grande vantagem da vacinação é não termos problemas tão graves como teríamos se não estivéssemos vacinados. É preciso que as pessoas não o esqueçam. Uma pessoa vacinada não tem sintomas graves, não vai ao hospital e não morre. É disto que a vacina nos protege”, finalizou.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

700 alunos participaram do Corta-mato de Oeiras

Foi num ambiente de festa que, uma vez mais,  se celebrou o Desporto em contexto escolar, num dia dedicado à modalidade de atletismo. O Corta-mato...

Abertas inscrições para quem pretenda ser família de acolhimento nas Jornadas Mundiais da Juventude

Já se encontram abertas as inscrições para as famílias que pretendam receber os jovens peregrinos que venham participar na JMJ Lisboa 2023. Os jovens que...

NucleOeiras participou no Campeonato Nacional de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) em Braga

No passado fim de semana, 4 e 5 de fevereiro de 2023, realizou-se em Braga os Nacionais de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) da Federação...

A Oeiras Viva E.M. assinala Dia dos Namorados com Concurso de Fotografia

A Oeiras Viva E.M. irá assinalar o dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, com o Concurso de Fotografia. O Concurso teve início no dia...

Comentários Recentes