A Câmara Municipal de Lisboa realizou um apelo aos munícipes, organizações e empresas da cidade para doarem roupa interior nova e produtos de higiene para pessoas sem-abrigo, no âmbito da resposta social à pandemia de covid-19.
Segundo um comunicado do vereador responsável pela pelouro da Ação Social, Manuel Grilo, aceitam-se “doações de roupa interior (nova) de homem e mulher, produtos de higiene” e que as doações podem ser entregues, de preferência a partir das 16h00, no Pavilhão do Casal Vistoso, no Areeiro.
A autarquia apela ainda à inscrição de voluntários na recém-criada Rede Solidária (www.redesolidaria.pt), que já conta com 400 pessoas. A plataforma organizará a resposta de base cívica e comunitária da cidade de Lisboa, “freguesia a freguesia, bairro a bairro”, para ajudar idosos, pessoas com deficiência e pessoas em isolamento por suspeita de infeção.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 308 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 13.400 morreram. Em Portugal, há 14 mortes e 1.600 infeções confirmadas.