12.4 C
Oeiras Municipality
Dom 16 Março 2025
Inicio Saúde CoronaVirus Covid-19. DGS recomenda quarta dose da vacina a pessoas com imunossupressão grave

Covid-19. DGS recomenda quarta dose da vacina a pessoas com imunossupressão grave

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou esta quinta-feira, a recomendação da “vacinação com doses de reforço em pessoas com imunossupressão grave [a partir dos 16 anos], que receberam uma dose adicional para completar o esquema vacinal primário, com o objetivo de aumentar a proteção desta população contra a COVID-19”.
Através de um comunicado enviado às redações, a DGS adianta que a administração de uma 4º dose tem como objetivo “possibilitar um nível de proteção adequado e idêntico ao esquema vacinal inicial na população em geral”.
Segundo aquela informação, dados referenciados nos Resumos das Características das vacinas aprovadas indicam que a eficácia das vacinas pode ser inferior em pessoas com condições de imunossupressão, daí que a DGS recomende uma dose adicional, como parte do esquema primário, para pessoas que podem não ter alcançado o nível de proteção.
Na nota que acompanha o anúncio de revisão da Norma 002/2021, relativa à campanha de vacinação contra à Covid-19, é ainda referido que “em situações clinicamente fundamentadas, o médico pode referenciar uma pessoa para vacinação com uma dose adicional”.
A mesma nota garante ainda que, na reunião semanal da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), foi referido que é necessário esperar por resultados de ensaios clínicos que mostrem o impacto de uma quarta dose de vacina, contudo, no caso das pessoas com um sistema imune gravemente debilitado, a EMA já recomenda que se considere uma quarta dose porque é equivalente à terceira dose que se dá à população em geral.
Em 1 de setembro de 2021, a DGS recomendou uma dose adicional da vacina contra a covid-19 para pessoas imunossuprimidas com mais de 16 anos, com Graça Freitas a considerar, na ocasião, que se tratava de “uma nova oportunidade de vacinação” para este grupo específico.
Foram elegíveis na altura para a dose adicional as pessoas que foram vacinadas durante um período de imunossupressão grave, nomeadamente as que realizaram transplantes de órgãos sólidos, pessoas com infeção VIH com contagem de linfócitos T-CD4+ <200/µL, doentes oncológicos e pessoas com algumas doenças autoimunes que tenham efetuado tratamentos.

“Para a proteção atempada, a norma salvaguarda, ainda, que a vacinação na grávida é prioritária, pelo risco acrescido de complicações relacionadas com a covid-19 neste grupo”, acrescenta ainda o comunicado.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Palácio Anjos inaugura novas exposições

O Palácio Anjos, em Algés, recebe, até ao dia 4 de maio, três novas exposições, da autoria de Sonia Távora, Francisco Vidal e Nature...

Oeiras Education Forum: especialistas debatem desafios e oportunidades no setor educativo

O Presente e Futuro da Educação em Portugal foi o tema central da conferência 'Oeiras Education Forum', que decorreu nesta terça-feira, dia 11 de...

Apresentação do livro ‘Irrequietudes’ na Livraria Municipal Verney

A apresentação do livro ‘Irrequietudes’, de Magnólia dos Santos, decorre neste sábado, dia 15 de março, pelas 14h30, na Livraria Municipal Verney. Magnólia dos Santos...

Oeiras. IST promove evento Famílias Tech: Tecnologia e Criatividade em Família

Março e maio são meses dedicados à celebração da família. O Instituto Superior Técnico apresenta o evento ‘Famílias Tech’, uma iniciativa que terá lugar...

Comentários Recentes