20.8 C
Oeiras Municipality
Ter 27 Setembro 2022
Inicio Saúde CoronaVirus Covid-19. DGS vai dar prioridade a crianças entre os 5 e 11...

Covid-19. DGS vai dar prioridade a crianças entre os 5 e 11 anos na campanha de vacinação de outono

Dados da Direção-Geral de Saúde (DGS), avançados pelo jornal ‘PÚBLICO ’, dão a saber que, apenas 43% das crianças entre os 5 e 11 anos, têm o esquema vacinal primário contra a Covid-19 completo.

Tratam-se de números que ficam muito longe da taxas de vacinação dos restantes grupos etários, onde as taxas de vacinação são superior aos 97%.

Neste sentido, a DGS assumiu como prioridade, para o Outono-Inverno 2022/2023, “a conclusão dos esquemas atualmente recomendados para as pessoas com 5-17 anos (esquema vacinal primário) e para as pessoas com mais de 18 anos (reforços)”. No caso da faixa etária entre os 18 e 24 anos, a taxa de vacinação situa-se nos 54%, um valor abaixo da referência para as restantes faixas etárias.

Segundo adianta o PÚBLICO, a nova campanha de vacinação contra a Covid-19 está prevista arrancar no próximo dia 5 de setembro e serão colocados a funcionar 84 centros de vacinação e criados 358 pontos de vacinação em Unidades de Saúde Familiar e extensões de centro de saúde espalhados por todo o país, disse ao PÚBLICO, Diogo Urjais, vice-presidente da Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar.

Segundo o responsável, a DGS vai determinar um novo intervalo entre doses ou infeções – atualmente é de 120 dias e deve passar para 90 dias.

A campanha vai arrancar com as vacinas disponíveis atualmente no mercado, adianta o documento da DGS. A mesma nota acrescenta que quando estiverem disponíveis as novas vacinas adaptadas pode haver uma “adaptação desta estratégia de vacinação, nomeadamente através da recomendação de vacinação de grupos adicionais”.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Governo alarga até 2 de outubro prazo de candidaturas aos estágios da Administração Pública

O Governo alargou até 2 de outubro o período de candidaturas ao EstágiAP XXI, o programa de estágios da Administração Pública. Este programa tem...

Portugueses podem vir a ter prazos para fazer partilhas de heranças

Em Portugal dos 11,5 milhões de prédios rústicos existentes, 3,4 milhões (30%) encontram-se em situação de herança indivisa,isto é, heranças que ainda não foram...

Oeiras Celebra o Dia Mundial do Turismo

Oeiras assinala o Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, com a entrada em funcionamento do TOMI, um painel interativo de comunicação e informação...

Academia João Cardiga receberá Formações em Intervenções Assistidas por Equinos

A Academia Equestre João Cardiga vai, através do seu polo de formação – Cardiga Training Center – ser palco, de diversas ações de formação...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz