15.1 C
Oeiras Municipality
Qua 20 Janeiro 2021
Inicio Saúde CoronaVirus COVID-19. Portugal entre os 5 países com maior taxa de vacinação da...

COVID-19. Portugal entre os 5 países com maior taxa de vacinação da Europa

A maioria dos países europeus já começou a vacinar a sua população contra a COVID-19.

O Reino Unido foi quem administrou um maior número de doses até ao momento e foi o primeiro país do mundo a autorizar o uso da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNtech. A vacinação começou no dia 8 de dezembro. Até 1 de janeiro de 2021, mais de um milhão de doses de vacina já tinham sido administradas, de acordo com o ministro da saúde britânico, Matt Hancock.

Segundo a ‘Euronews’, dentro da União Europeia (UE), até agora, a Dinamarca tem a maior taxa de vacinação entre os estados membros. Mais de 45.800 dos 5,8 milhões de habitantes do país tinham recebido a vacina até 2 de janeiro.

A Alemanha distribuiu a maioria das doses de vacinas. Mais de 188.500 foram administradas até 1 de janeiro, de acordo com o Instituto Robert Koch.

A Croácia e Portugal, contam com taxas de vacinação 0,19 e 0,16, por 100 cidadãos respetivamente. Até ao final de domingo, 32 mil pessoas em Portugal já tinham recebido a primeira dose de vacina ao novo coronavírus, segundo o Ministério da Saúde.

Seguie-se a Itália e Polónia, que apresentam atualmente taxas de cerca de 0,13 doses de vacinação por 100 habitantes e a Áustria, Bulgária e Roménia têm uma taxa de vacinação semelhante – 0,07 doses por 100 habitantes.

A Estónia vacinou pouco menos de 2.500 pessoas, dando-lhe uma taxa de vacinação de 0,2, mais alta do que a Grécia e Finlândia de 0,03, tendo administrado cada uma, 3.001 e 1.767 doses de vacina.

França regista um ritmo lento de vacinação, com apenas 352 dos 67 milhões de habitantes do país a receber a primeira dose até 31 de dezembro.  Finalmente, a Holanda vai começar a sua campanha de vacinação a 8 de janeiro.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou a vacina Pfizer / BioNTech a 21 de dezembro com o lançamento coordenado pela Comissão Europeia.

A previsão é que a EMA autorize o uso da vacina Moderna no dia 6 de janeiro, podendo haver novidades ainda esta segunda-feira.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Cientistas de Oeiras desenvolvem estudos de diagnóstico a partir da saliva

Instituições de Oeiras estão na dianteira na investigação de alternativas menos agressivas de diagnóstico do SARS-CoV-2. Em meados de Dezembro, o IGC anunciou resultados “muito...

Cardiga Training Center Workshop 2 – Como ser um desportista mais confiante

Estão abertas as inscrições até dia 20 Janeiro para o WORKSHOP 2 – COMO SER UM DESPORTISTA MAIS CONFIANTE, que se realizará, on-line, dia...

Oeiras continua a apoiar empresas para recuperação económica

Com o objetivo de moderar os efeitos recessivos da Covid-19, o Município de Oeiras tem vindo a adotar medidas de apoio ao setor empresarial...

Huawei incentiva cientistas de todo o mundo a dar resposta aos desafios do armazenamento de dados

O Global Storage Professors Forum 2020 foi o palco escolhido pela Huawei para anunciar o lançamento oficial da edição de 2021 do Prémio OlympusMons,...

Comentários Recentes